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dc.contributor.advisorMachado, Carolina-
dc.contributor.authorFerreira, Alice Carolina Vares-
dc.date.accessioned2013-09-13T15:34:48Z-
dc.date.available2013-09-13T15:34:48Z-
dc.date.issued2013-05-22-
dc.date.submitted2013-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25154-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestãopor
dc.description.abstractO papel e o valor das pessoas nas organizações é cada vez mais reconhecido no mundo empresarial. Como prova disso, muitos são os estudiosos que evidenciam as pessoas como o recurso dominante para alcançar o sucesso empresarial, destacando-se não só da concorrência feroz, mas também ultrapassando a difícil conjuntura económica global. Assim sendo, e dada a forte componente de serviços inerente à indústria hoteleira, os colaboradores são os seus representantes, e deles depende a perceção da qualidade do serviço prestado, bem como a satisfação do cliente e a taxa de ocupação favorável. Neste contexto, por constituir a abordagem mais eficaz e produtiva da gestão destes ativos, o presente estudo tem como área central, a Gestão de Recursos Humanos, a qual considera as pessoas como um recurso estratégico para o sucesso empresarial. Como objetivos do nosso estudo, além do principal, descobrir quais as políticas e as práticas de Gestão de Recursos Humanos associadas aos hotéis da Ilha da Madeira com melhores desempenhos financeiros, pretendemos, através da constatação dos resultados anteriormente referidos, consciencializar os hoteleiros de que os recursos humanos necessitam de ser valorizados e geridos de modo estratégico dentro desta indústria. Aceitaram participar no nosso estudo 20 hotéis, o que corresponde a uma taxa efetiva de resposta de 37%. Como método de recolha de dados, utilizamos um inquérito por questionário, endereçado aos responsáveis pela função de Gestão de Recursos Humanos. O questionário divide-se em oito secções: Organização e Estratégia; Recrutamento e Seleção; Acolhimento e Integração; Comunicação Interna; Formação e Desenvolvimento; Desempenho; Recompensas e Incentivos; e Dados relativos às Unidades Hoteleiras. As conclusões alcançadas permitem evidenciar que apesar de existir consciência por parte dos hoteleiros de quais as políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos mais favoráveis a um melhor desempenho financeiro das organizações hoteleiras, as mesmas ainda não são implementadas de modo integral na hotelaria madeirense.por
dc.description.abstractThe role and value of people in organizations is increasingly recognized in the business world. As proof, many scholars emphasize people as the dominant resource to achieve business success, standing out not only from fierce competition, but also overcoming the difficult global economic environment. Therefore, given the high component of services in the hotel industry, employees are hotel representatives and it lies on them the perception of the quality of service and consequents customer satisfaction and favorable occupancy rate. In this context, and being the most effective and productive approach of the management of these assets, the present study has as its central area, Human Resources Management, an approach that sees people as a strategic resource for business success. The main goal of this study is to discover which Human Resources Management policies and practices are associated with the hotels in Madeira Island with improved financial performance. Besides this, through the previously mentioned results, we also aim to aware Madeira’s hotel managers that human resources should be valued and managed strategically, inside this industry. 20 hotels agreed to participate in the study, giving us an effective answer rate of 37%. As a method of data collection we used a questionnaire addressed to the person responsible for the Human Resources Management Department. The questionnaire is divided in eight sections: Organization and Strategy, Recruitment and Selection; Reception and Integration; Internal Communication; Training and Development; Performance; Rewards and Incentives; and details of the Hotel Units. Conclusions allow to state that although Madeira’s hotel managers have the awareness of which Human Resources Management policies and practices they should apply and manage to get better financial performances, they don’t do it in an integral way.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectDesempenho financeiropor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectIlha da Madeirapor
dc.subjectHuman resources managementpor
dc.subjectFinancial performancepor
dc.subjectHotel industrypor
dc.subjectMadeira islandpor
dc.titlePolíticas e práticas de gestão de recursos humanos na Hotelaria da Ilha da Madeirapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.3por
dc.subject.udc64.024por
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