Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25486

TítuloAspirações académicas, realização académica e figuras de suporte: estudo exploratório entre jovens que vivem em lares e jovens que vivem com a família de origem
Autor(es)Ferreira, Ana Catarina Rodrigues
Orientador(es)Machado, Armando
Lopes, João A.
Palavras-chaveJovens institucionalizados
Aspirações académicas
Realização académica
Figuras de suporte
Foster youth
Academic aspirations
Academic achievement
Vocational support
Data5-Jul-2013
Resumo(s)Este estudo analisou diferenças entre jovens que vivem em Lares de Infância e Juventude (LIJ) e jovens que vivem com a família de origem nas aspirações académicas ideal e realista, realização académica e figuras de suporte nas escolhas escolares, e analisou a relação entre aspirações (ideal e realista) e variáveis da realização académica e figuras de suporte, nos dois grupos. Na investigação participaram 136 jovens que vivem em LIJ e 160 que vivem com a família, com idades entre 12 e 25 anos (Midade=16.43, DP=1.91). Os testes de diferenças revelaram que os jovens institucionalizados apresentam aspirações ideal e realista inferiores, maior número de reprovações, menores classificações a português e a matemática, e menor número de figuras de suporte nas escolhas escolares, do que os jovens que vivem com a família. Relativamente ao estudo da relação entre variáveis verificou-se que há associação positiva entre aspiração ideal e classificação a português nos dois grupos, classificação a matemática nos jovens que vivem com a família e, número de figuras de suporte nos jovens institucionalizados. Verificou-se ainda, que existe associação negativa entre aspiração realista e número de reprovações, e positiva entre aspiração realista e classificação a português e a matemática, nos dois grupos.
This study examined differences between foster youth and youth living with their family in the ideal and realistic academic aspirations, academic achievement and vocational support on school choices, and analyzed the relationship between aspirations (ideal and realistic) and variables of academic achievement and vocational support in the two groups. In the research participated 136 foster youth and 160 youth living with their family, aged between 12 and 25 years (Mage = 16.43, SD = 1.91). The comparison tests revealed that foster youth have lower ideal and realistic aspirations, higher number of retentions, lower scores in Portuguese and mathematics evaluations, and fewer people who support vocational choices than youth living with their family. On the analysis of the relationship between variables the results showed that there is a positive association between ideal aspiration and the scores in Portuguese in both groups, and the scores in mathematics in youth living with their family, and the number of people who support vocational choices in the foster youth. It was also found that there is a negative association between realistic aspiration and the number of retentions, and positive association between realistic aspiration and the scores in Portuguese and mathematics in both groups.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25486
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Rodrigues Ferreira.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID