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https://hdl.handle.net/1822/25778
Título: | A fronteira difusa entre atividades de serviços e não serviços |
Autor(es): | Gonçalves, Cecília Maria |
Orientador(es): | Pinto, Carlos Sousa |
Palavras-chave: | Serviços Propriedades de serviços Atividades de serviços Classificação de serviços Instrumento de classificação Service Service property Service activities Service classification Classification instrument |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O setor terciário, setor económico relacionado com os serviços, encontra-se nos dias de hoje
extremamente diversificado. Neste se têm observado elevados avanços tecnológicos e diversas
mudanças estruturais, sendo o setor da economia que mais cresceu nas últimas décadas,
mundialmente (Baida, Akkermans, & Gordijn, 2008).
Uma grande diversidade de serviços é utilizada diariamente pela população. Os serviços de
transporte, de comunicação móveis ou fixos, de saúde, financeiros, são exemplos de serviços que
utilizamos com maior ou menor frequência. Todavia, os serviços diferem entre si, tanto nas suas
características como na forma em que são fornecidos.
O presente trabalho pretende dar um contributo para a identificação e clarificação da fronteira
existente entre atividades de serviços e de não serviços, de modo a definir com rigor a distinção
entre ambosambas. Foi realizado com base numa exaustiva revisão de literatura e na nossa própria
reflexão sobre o tema. Cumulativamente deduziu-se um conjunto de critérios fundamentais para a
construção de um instrumento de classificação de atividades de serviços. A identificação de tais
critérios foi realizada com base na comparação entre os resultados de um questionário submetido a
uma amostra representativa de prestadores e utilizadores de um conjunto de serviços. Bem como
das respostas fornecidas por um painel de especialistas, e os indicadores identificados durante a fase
de revisão de literatura. The tertiary sector is a very diversified economic sector strongly associated to services. High technological advances and many structural changes are observed, being the economic sector with the fastest growing over the past decades worldwide (Baida, Akkermans, & Gordijn, 2008). A great diversity of public services is daily used by the population. Transport, mobile or fixed communication, health, or financial areas are examples of services we use more or less frequently. However, there are differences among them in their characteristics and in the way they are provided. This work aims to offer a contribution to the identification and clarification of the border between service and non-service activities, as well as to clearly define the differences between both of them. This was accomplished by a careful review of literature and supported by our own reflection on the subject. A set of fundamental criteria was also deducted to create a classification tool of service activities. The identification of such criteria was based on the results of a questionnaire, which was submitted to a representative set of service users, on the answers obtained from experts, and on the comparison of those results with the characteristics identified during the phase of literature review. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Serviços de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25778 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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