Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25963

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos M.-
dc.contributor.authorMachado, Fátima Susana Araújo-
dc.date.accessioned2013-11-05T12:07:05Z-
dc.date.available2013-11-05T12:07:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25963-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)por
dc.description.abstractEste trabalho de dissertação explana sobre uma realidade caraterística das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, a das turmas constituídas por diferentes anos de escolaridade. Do ponto de vista teórico, o estudo inicia por caraterizar o professor e a escola do 1.º CEB e a estreita ligação destes elementos com os meios rurais. Posteriormente, tentamos conceptualizar as turmas com diferentes anos. No entanto, a relativa escassez de bibliografia nacional sobre a temática fez-nos relacionar o objeto em estudo com as turmas multi-grade, designação anglo-saxónica para esta realidade, bem como com as turmas multisseriadas, termo também encontrado em referências vindas do contexto brasileiro. Ao nível da fundamentação teórica, apresentamos também o conceito de diferenciação curricular e pedagógica, uma vez que se considera ser este um contributo fundamental para o trabalho a realizar neste tipo de turmas. Apresentam-se ainda quatro modelos curriculares que se apreciam como diferentes e inovadores, no sentido de apontar caminhos alternativos para o trabalho curricular e pedagógico em turmas com estas caraterísticas. Ao nível do estudo empírico, optou-se pelas orientações da investigação qualitativa e pelos procedimentos da metodologia do “estudo do caso”, uma vez que se trata de investigar um fenómeno natural, num contexto real e concreto. Desta forma, investigámos um único Agrupamento de Escolas, constituído maioritariamente por turmas com dois anos de escolaridade. Foi pela realização de questionários e entrevistas ao grupo de professores que fazem parte desse Agrupamento que pretendemos conhecer e analisar as suas conceções e compreender de que modo é possível concretizar a gestão curricular em turmas do 1.º CEB constituídas por diferentes anos de escolaridade. Consideramos ainda pertinente auscultar os docentes sobre as vantagens e as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem caraterístico deste tipo de turmas. As conclusões deste estudo apontam para uma certa tendência de conceções negativas dos docentes a lecionar turmas de diferentes anos de escolaridade. Esta tendência repercute-se nas perceções de dificuldade de trabalhar com diferentes níveis de ensino que acarreta um esforço redobrado de trabalho, quer na gestão e organização curricular, quer na própria ação pedagógica. Não obstante, foram também encontradas vantagens em conjugar alunos de diferentes níveis de aprendizagem, assim como enumeradas as principais dificuldades sentidas pelos docentes. Ao longo deste trabalho, refletiu-se e analisou-se a forma de potenciar estas vantagens e minimizar ou contornar as desvantagens enunciadas, deixando também algumas propostas/estratégias pedagógicas para todos os docentes que se interessem sobre a temática em estudo.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes a reality that is rather common in schools of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) in Portugal, that is, classes that are composed of different school grades. From a theoretical standpoint, this study begins by characterizing the 1st CEB teacher and school, and the close connection of these elements with rural areas. Subsequently, we try to conceptualize the classes with different school grades. However, the scarcity of Portuguese bibliography on the subject led us to relate the study object with multi-grade classes, which is an Anglo-Saxon name for this reality, a term that is also found in references from the Brazilian context. At the theoretical level, we also introduce the concept of curricular and pedagogical differentiation, given that this is considered a vital contribution to the work to be carried out in this type of classes. We also put forward four curricular models that are envisaged as different and innovative, in the sense that they point towards alternative ways in terms of curricular and pedagogical work in classes with these characteristics. Regarding the empirical study, the guidelines of qualitative research and the procedures of the “case study” methodology were elected, as this is a research of a natural phenomenon in a real and concrete context. Thus, we studied a single Schools Grouping, composed mostly of classes with two school grades. Through the implementation of questionnaires and interviews with the group of teachers who are part of this Grouping, we sought to identify and analyze their conceptions and understand how it is possible to attain the curricular management in 1st CEB classes composed of different school grades. Moreover, we also considered relevant to enquire teachers about the advantages and difficulties in the teaching-learning process that is characteristic of this type of classes. The findings of this study point towards a tendency of rather negative conceptions on the part of teachers teaching classes of different school grades. This trend is reflected in the perceived difficulty of working with different school grades, which leads to increased work efforts, both in the management and organization of the curriculum, and in the very pedagogical action. Nevertheless, advantages in combining students of different levels of learning were also found. Similarly, the major difficulties faced by teachers were listed. Throughout this work, we have reflected on and analyzed the way to maximize these benefits and minimize or overcome the disadvantages listed, also putting forward some pedagogical proposals/strategies for all teachers who are interested on the topic under study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectTurmas com diferentes anos de escolaridadepor
dc.subjectMulti-gradepor
dc.subjectTurmas multisseriadaspor
dc.subjectArticulação curricularpor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.subjectClasses with different school gradespor
dc.subjectMulti-grade classespor
dc.subjectCurricular articulationpor
dc.titleA gestão curricular em turmas com diferentes anos de escolaridade: conceções e práticas pedagógicas dos professores do 1º CEBpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.214por
dc.subject.udc373.3por
dc.identifier.tid201472260por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fátima Susana Araújo Machado.pdf4,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID