Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25981

TítuloSupervisão da formação prática de educadores de infância: perceções de estagiárias e supervisoras cooperantes
Autor(es)Borges, Maria Espírito Santo Fernandes
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Data2-Jul-2013
Resumo(s)No campo da formação de professores, a supervisão da prática pedagógica tem sido apontada como uma estratégia central para promover o desenvolvimento profissional do professor principiante (Alarcão & Tavares 2003; Oliveira-Formosinho, 2002a; Flávia Vieira, 1993). Em Portugal, os estudos que se debruçam sobre esta problemática no âmbito da formação inicial de educadores de infância, têm afirmado a importância da supervisão da prática pedagógica como processo mediador de uma formação orientada para a construção da profissionalidade específica do educador de infância, onde a pedagogia da infância assume especial relevância. (Oliveira-Formosinho, 2002a; Fátima Vieira, 2010). Esta tese consiste num estudo de caso no âmbito da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores de infância e tem como principal finalidade conhecer as perceções de estagiárias, supervisoras cooperantes acerca do modelo ecológico e sócio-construtivista de supervisão (Oliveira-Formosinho, 2002a, 2005) da prática pedagógica final (Estágio) da Licenciatura em Educação de Infância na Universidade do Minho, anterior à implementação do processo de Bolonha. Os casos selecionados para a realização deste estudo são estagiárias, supervisoras cooperantes que estiveram envolvidas na prática do referido modelo. De forma a poder cumprir os objetivos traçados, foram analisados e interpretados os dados provenientes de entrevistas aos casos participantes no estudo e de portfólios de estágio. Os resultados do estudo permitem esclarecer algumas práticas de supervisão do referido modelo e o seu contributo para a construção da profissionalidade específica do educador de infância.
In the field of teacher education, supervision of teaching practice has been identified as a core strategy to promote the professional development of the beginning teacher (Alarcão & Tavares 2003;Formosinho-Oliveira, 2002a; Vieira, 1993). In Portugal, studies that focus on this issue within the initial training of early childhood educators, have affirmed the importance of supervision of teaching practice as a mediating process of targeted training to build the professionalism of early childhood educators, where childhood pedagogy is particularly relevant. This thesis is a case study in the context of pedagogical supervision in the initial training of early childhood educators and has as main purpose to know the perceptions of trainees, and cooperating teachers about the ecological and socioconstructivist model of supervision (Oliveira- Formosinho, 2002a, 2005) of the final practice (internship) of teaching Degree in Early Childhood Education at the University of Minho, prior to the implementation of the Bologna process. The cases selected for this study are trainees, and cooperating teachers who were involved in the practice of this model. In order to accomplish the objetives outlined, analyzed and interpreted data from interviews and teaching portfolios. The results of the study allow us to clarify some supervisory practices of this model and its contribution to the construction of professionalism of early childhood educator.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25981
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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