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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Pedro-
dc.contributor.advisorAzevedo, Fernando José Fraga de-
dc.contributor.authorMagalhães, Marlene Raquel Oliveira-
dc.date.accessioned2013-11-07T11:16:34Z-
dc.date.available2013-11-07T11:16:34Z-
dc.date.issued2013-07-08-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/25982-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)por
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo descrever e compreender os processos vividos pelos vinte e seis alunos de uma turma do segundo ano de uma escola do primeiro ciclo do Porto, quando colocados perante tarefas de resolução de problemas, contextualizados a partir de literatura infantil. Neste sentido, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Que estratégias desenvolvem os alunos na resolução de problemas que têm como contexto álbuns narrativos? (ii) Será que o uso de álbuns narrativos na resolução de problemas permite uma boa compreensão dos enunciados? (iii) Será que uma leitura de álbuns narrativos permite desenvolver a competência literária? Tendo em conta os objetivos e as questões do presente estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa baseada na vertente de investigação-ação. A recolha de dados envolveu todos os alunos da turma, durante um trimestre. Foram utilizados os seguintes instrumentos: registos escritos dos alunos, registos áudio e vídeo do trabalho realizado nas aulas para suportar a observação, um diário de campo mantido pela professorainvestigadora e ainda os documentos produzidos pelos alunos ao longo das aulas observadas. Esta investigação conduziu às seguintes conclusões principais: a partir de problemas contextualizados em literatura infantil, os alunos desenvolveram estratégias variadas e, na maior parte das vezes, conseguiram concluir as tarefas com êxito, revelando assim empenho e consistência no trabalho realizado. A contextualização dos problemas através de álbuns narrativos motivou estas crianças que revelaram um bom nível de eficácia na resolução dos problemas e este facto deverá estar necessariamente ligado com uma boa interpretação feita de cada enunciado, logo uma boa compreensão do problema. Finalmente é possível constatar que os alunos manifestaram um conhecimento mais alargado dos quadros de referência intertextuais e incorporam esse saber nos seus modos de dizer o mundo.por
dc.description.abstractThis study aimed to describe and understand the processes experienced by the twentysix students in a class of the second year school of first cycle from Oporto, when faced with problem-solving tasks, contextualized from children's literature. In this sense, we defined the following research questions: (i) Which strategies develop students when solving problems whose contextualized in narrative albums? (ii) Does the use of narrative albums in problem solving allow a good understanding of utterances? (iii) Does a reading of narrative albums allow developing literary competences? Given the goals and issues of the present study, we opted for a qualitative research methodology based on the strand of research-action. Data collection involved all students in the class during a three-month period. We used the following instruments: students' written records, audio and video recordings of the work done in the classroom to support the observation, a diary kept by the teacher-researcher and also the documents produced by students during the lessons observed. This research led to the following main conclusions: from contextualized problems in children's literature, students developed a variety of strategies and in most cases were able to complete tasks successfully, thereby revealing commitment and consistency in work. The contextualization of problems through narrative albums that motivated these children showed a good level of efficiency in solving problems and this should be necessarily connected with a good interpretation of each problem, therefore proper understanding. Finally it can be seen that students expressed greater knowledge of intertextual reference frameworks and incorporated this knowledge into their ways of telling the world.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleResolução de problemas a partir de contos infantispor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc51:372.851por
dc.subject.udc372.851:51por
dc.subject.udc373.3por
dc.subject.udc82-93por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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