Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25997

TítuloRepresentações sociais da escola: discurso de adolescentes com diferentes percursos escolares
Autor(es)Pereira, Odília Nair Silva
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveRepresentações sociais
Insucesso escolar
Dinâmica familiar
Projetos escolares e profissionais
Social representations
Academic failure
Family dynamics
Academic and professional projects
Data12-Jul-2013
Resumo(s)Este estudo situa-se no âmbito das representações sociais sobre a escola. Em particular problematiza as questões do insucesso escolar. Assim, procuramos aprofundar conhecimentos sobre algumas especificidades desta problemática, que é complexa e multiforme, bem como compreender as representações dos alunos acerca da escola e suas dinâmicas inerentes, procurando perceber a forma como se relacionam com ela. Igualmente procuramos refletir sobre a forma como os encarregados de educação concebem e se relacionam com a escola, e identificar as suas estratégias e práticas de acompanhamento do processo educativo do respetivo educando. Assente na premissa de que as representações sociais, associadas determinada realidade ou fenómeno, são construções socioculturais manifestados pelos indivíduos de acordo com os seus valores e contextos sociais e culturais, julgamos mais adequado realizar o nosso estudo seguindo uma metodologia do tipo qualitativo. Esta metodologia surge como a mais adequada quando se pretende um melhor entendimento sobre os motivos pessoais que levam os alunos a realizar certas opções e como vivem e sentem os seus percursos escolares pautados pelo insucesso e/ou risco de abandono. A análise dos dados recolhidos, através do recurso a entrevistas, permitiu-nos chegar algumas conclusões, destacando o fato dos participantes atribuírem extrema importância à educação, enquanto recurso privilegiado para responder eficazmente aos novos desafios das sociedades contemporâneas, onde predomina um modelo de desenvolvimento económico e social baseado no potencial humano. Por outro lado, os resultados sugerem que as diferenças encontradas nos percursos escolares destes alunos devem-se, sobretudo, à influência dos fatores familiares, destacando-se o empenho e a participação dos encarregados de educação. A terminar, os resultados obtidos reforçam a necessidade premente do empenhamento da família no processo de escolarização dos educandos, tendo em vista a construção de um percurso escolar de sucesso. A par da escola, é no contexto familiar que os alunos complementam e reforçam, não só as suas aprendizagens escolares, mas as suas perceções sobre um projeto vocacional tendo ou não a escolarização como grande referente na sua construção.
The present study concerns the social representations about school. In particular, it focuses on academic failure. To do so, we attempt to deepen the existing knowledge about some of the specificities regarding this topic, which is complex and multifaceted; also, we aim to understand students' representations about school, as well as other inherent dynamics, in order to understand how students interact and relate to school. Moreover, we try to reflect about the way parents conceive school and relate to it, and aim to identify the strategies they use and the behaviors they adopt when monitoring the educational process of their children. Based on the premise that social representations, which are associated with a particular reality or phenomenon, are sociocultural constructions revealed by people according to their values, and also, their social and cultural environment, we considered more appropriate to follow a qualitative methodology in our study. This approach emerges as the one that is most fit when aiming to obtain a better understanding of the personal motivations that influence students to make certain options, and about the way these students experience and perceive their academic pathway, printed with academic failure and/or the risk of early school dropout. From the analysis of our data, collected through interviews, we can draw some conclusions; here, we emphasize the fact that participants attach a great importance to education, seen as a valuable resource to respond efficiently to the new challenges that arise from contemporary societies, which are governed by a model for socioeconomic development that is based on human potential. On the other hand, our data suggests that the differences found between students concerning their academic pathways derive, mainly, from the influence of family variables, specially the commitment and participation revealed by parents. Finally, our data reinforces the pressing need for the family's commitment along the process of their children's schooling, in order to build a successful academic pathway. Alongside school, it is in the context of the family that students complement and reinforce, not only their academic learning, but their perceptions about a vocational project, which may or may not have schooling as the main reference to build such a vocational project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25997
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Odília Nair Silva Pereira.pdf2,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID