Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26000

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVarela, Paulo Idalino Balça-
dc.contributor.authorAlves, Sílvia Mónica Azevedo-
dc.date.accessioned2013-11-08T10:32:04Z-
dc.date.available2013-11-08T10:32:04Z-
dc.date.issued2013-06-25-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26000-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico)por
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico. Uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, constituída por 21 alunos, foi sujeita a uma intervenção pedagógica de Ciências. A intervenção teve como principais objetivos: a) promover o ensino experimental das ciências, na abordagem do tópico curricular sobre “os fenómenos de mudança de estado físico da água”; b) descrever e compreender os processos que estimulam a (re)construção de significados científicos sobre os fenómenos em estudo; c) avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. O estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação. Cada ciclo de investigação-ação corresponde a uma aula, a qual se inicia com a implementação flexível de um plano de ensino-aprendizagem, seguindo-se a observação da intervenção, reflexão e avaliação. Foram lecionadas 8 aulas, perfazendo um total de 17h e 30min. de intervenção. Após cada aula, foram elaborados diários de aula, com base nos registos escritos e nas gravações áudio efetuadas durante o processo de observação participante. Foi ainda construído e utilizado um teste para avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. Através da análise de conteúdo dos diários de aula foi possível identificar um conjunto processos que estimulam a construção de significados científicos sobre os tópicos curriculares em estudo. As aprendizagens que vão ocorrendo na turma, patentes nos diários, conjugadas com os resultados obtidos no teste de avaliação final permitem concluir que os alunos realizaram boas aprendizagens sobre os fenómenos objeto de estudo.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the context of a Master's Degree in the Experimental Science Teaching in the Primary Education. A 4th grade class at Primary School, composed of 21 students, was subjected to a pedagogical intervention in the subject of Science. The main goals of the promotion were: a) promotion of experimental science teaching to approach the curricular topic: “changes in the physical state of water”; b) the description and comprehension of the processes that stimulate the (re)construction of the scientific meanings of the phenomenon under study; c) the evaluation of knowledge acquired by students in the learning process. The study was developed according to an action research methodology. Each action research cycle corresponds to a lesson, which begins with the implementation of a flexible teaching and learning plan, followed by the observation of action, reflection and evaluation. Eight lessons of intervention were taught, with a total sum of 17 hours and 30 minutes. After each lesson, class diaries were elaborated based on the written registers and audio recordings undertaken during the observation process. A test was also built and used to evaluate the learning acquired by the students. Through the content analysis of the class diaries, it was possible to identify a set of processes which stimulate the construction of scientific meanings regarding the curricular topics under study. The learning that occurs in the classroom, which is delineated in the diaries, combined with the results obtained in the final assessment test, allow us to conclude that students learning performance of the target phenomena being studied was good.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleEnsino experimental das ciências no 1º CEB: estudo dos fenómenos de mudança de estado físico da águapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc372.4por
dc.subject.udc371.388por
dc.subject.udc373.3por
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL SÍLVIA ALVES.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID