Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2627

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dc.contributor.advisorFernandes, José António-
dc.contributor.authorMeireles, Sara Maria de Oliveira Martins Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2005-08-25T09:43:16Z-
dc.date.available2005-08-25T09:43:16Z-
dc.date.issued2005-01-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/2627-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação na área de Especialização de Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemáticaeng
dc.description.abstractEste trabalho teve por finalidade estudar a influência das tarefas levadas a cabo nas sessões de Estudo Acompanhado na aquisição, por parte dos alunos, de hábitos e métodos de estudo, com vista à promoção do autocontrolo. Tratou-se de um estudo onde se assumiu um carácter descritivo e comparativo e foi seguida uma metodologia qualitativa e quantitativa. O estudo desenvolveu-se em torno de duas questões de investigação: 1) Em que medida as tarefas realizadas nas sessões de Estudo Acompanhado promovem o autocontrolo? 2) Quais as características das tarefas desenvolvidas nas sessões de Estudo Acompanhado valorizadas pelos alunos? Participaram no estudo os 23 alunos de uma turma do 9.º ano e os professores das disciplinas de natureza académica dessa turma. Relativamente à recolha de dados, recorreu-se a dois questionários e a uma entrevista de grupo. Um dos questionários, de tipo fechado, dirigido aos alunos, centrou-se nas seguintes competências de estudo: ‘Organização do local de estudo’, ‘Organização de um horário de estudo’, ‘Planificação de uma sessão de estudo’, ‘Utilização dos manuais escolares’, ‘Reforço da atenção e da concentração’ e ‘Testes’. Este questionário foi passado antes da implementação das tarefas, imediatamente após e passados cerca de dois meses para avaliar a evolução e a persistência das competências de estudo. Depois da segunda administração do questionário, efectuámos entrevistas, em grupo, aos alunos, de modo a complementar e aprofundar a informação obtida com o questionário, bem como para obtermos dados sobre as preferências dos alunos acerca das tarefas implementadas. Finalmente, solicitámos aos professores das disciplinas académicas do Conselho de Turma o preenchimento do outro questionário de tipo aberto, de modo a avaliarmos o impacto da intervenção na perspectiva dos professores e para estabelecermos alguma comparação com a apreciação dos alunos. Relativamente à primeira questão de investigação, verificou-se que as tarefas realizadas nas sessões de Estudo Acompanhado promoveram o autocontrolo dos alunos, ao terem contribuído para o desenvolvimento de competências de organização do local de estudo, controlo e planificação do tempo de estudo, utilização dos manuais escolares, controlo da atenção e da concentração e de preparação para os testes. A competência de estudo em que se verificou uma melhoria mais acentuada foi na de ‘Testes’, para o que contribuiu muito a tomada de consciência, por parte dos alunos, da importância da aula de correcção dos testes e da análise de um teste corrigido na prevenção de futuros erros. Seguiram-se as competências de ‘Organização de um horário de estudo’, ‘Planificação de uma sessão de estudo’, ‘Utilização dos manuais escolares’, ‘Reforço da atenção e da concentração’ e, finalmente, de ‘Organização do local de estudo’. Quanto à segunda questão de investigação, verificou-se que as características das tarefas desenvolvidas nas sessões de Estudo Acompanhado valorizadas pelos alunos foram o facto de envolverem trabalho de grupo ou em pares, pouca escrita, promoverem o confronto de ideias, a pesquisa e a competição entre os grupos/alunos.eng
dc.description.abstractThis essay’s purpose was to find out the influence of the activities performed in Guided Study sessions in the acquisition of study methods and self-guiding study ability by the students. This essay assumed a describing and comparative character and were followed qualitative and quantitative methodologies. This study has been developed around two investigation quarrels: 1) How do Guided Study influence in the acquisition of self-guiding study abilities by the students? 2) What kind should be the activities performed in Guided Study sessions in order to be given the required value by the students? Twenty three students from a ninth grade class and their teachers of the academical nature subjects participated on the study. The methods used in the process of data gathering were two questionnaires and a group interview. The first questionnaire was from the closed type and exclusively to the students, and was based in the following study competences: ‘Study places organization’, ‘Study timetable organization’, ‘Study session planification’, ‘School manual utilization’, ‘Focus and attention reinforcement’ and ‘Exams’. This questionnaire was fulfilled by the students before, immediately after and two months after the activities of Guided Study sessions, in order to inquire into the evolution and perseverance of student’s study competences. After the second administration of the questionnaire, there were made group interviews to the students, in order to complement and deepen the information obtained with the questionnaire and also to gather data about the student’s favourite activities. Finally, it was solicited the fulfilment of other questionnaire – a open one this time – by the academic subject teachers, in order to evaluate the impact of the activities in the teacher’s perspective and their comparison to the student’s one. Relatively to the first investigation quarrel, it was drawed the conclusion that the Guided Study activities promote the creation or improvement of student’s self-guiding study abilities, contributing to the development of competences like study places organization, control and planification of study times, school manuals utilization, focus and attention control and exams preparation. The most improved study competence was the one related to the ‘Exams’, specially because of the perception by the students of the importance of the exam correction class and it’s analysis to prevent future errors. After the ‘Exams’ study competence, the one most improved was the ‘Study timetable organization’, followed by the ‘Study session planification’, ‘School manual utilization’, ‘Focus and attention reinforcement’ and ‘Study place organization’. Relating to the second investigation quarrel, it was concluded that the Guided Study activities characteristics there were most appreciated by the students were the fact of involving pair or group work, little writing, the point of view’s confrontation, the research work and the competition between groups/students.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsrestrictedAccesseng
dc.subjectEstudo acompanhadoeng
dc.subjectCompetências de estudoeng
dc.subjectTarefaseng
dc.subjectGuided studyeng
dc.subjectStudy competenceseng
dc.subjectActivitieseng
dc.titleO estudo acompanhado e o desenvolvimento de métodos de trabalho e de estudo: um estudo efectuado numa turma de 9.º anoeng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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