Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26340
Título: | Relação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga |
Autor(es): | Monteiro, Rita João F. Pereira, Beatriz Oliveira Santos, Rute |
Palavras-chave: | Aptidão cardiovascular Escola Género Performance académica |
Data: | Jul-2013 |
Resumo(s): | O processo de desenvolvimento motor em todos os indivíduos, nomeadamente nas crianças adolescentes, é influenciado por todo o tipo de fatores interiores e exteriores expostos ao longo de todo o quotidiano. A atividade física aliada a todos os benefícios de uma boa aptidão cardiovascular resulta num sucesso académico na maioria das situações. Promover o sucesso nas áreas – educação física e sucesso escolar -, não só fará com que existam indivíduos instruídos assim como “construídos” de forma saudável. Este estudo possui como principal objetivo a caraterização de uma amostra dos alunos do 8º ano, aproximadamente 220, de uma escola EB 2/3 em Braga, relativamente ao nível da sua aptidão cardiovascular através do Teste Vai e Vem, da bateria de testes do Fitnessgram, versão 8.0. Através de elementos como SASE, e caraterização da escolaridade dos pais (mãe), será determinado o seu estatuto socioeconómico. Por sua vez, a performance académica será considerada tendo por base os resultados académicos do 1º período, através da obtenção de pautas pelo respetivo Diretor de Turma. Assim, torna-se importante, também, determinar as associações entre estes dois fatores, verificando as divergências entre sexos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26340 |
ISBN: | 978-972-8952-28-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
relação entre aptidão cardiovacular e performance académica quanto ao género..pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |