Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26765
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Casal, João | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-06T11:42:35Z | - |
dc.date.available | 2013-12-06T11:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/26765 | - |
dc.description.abstract | Dado que as tecnologias assumem nos nossos dias uma ubiquidade crescente, existem vantagens em prolongar esta omnipresença aos ambientes de aprendizagem. Neste texto apresentar-se-ão os resultados de uma investigação levada a cabo no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica, que alicerçam a opção pelo uso de instrumentos tecnológicos para promoção da motivação e autonomia na aprendizagem. Começar-se-á por fundamentar a escolha do construtivismo como teoria pedagógica de suporte a este projeto e apontar-se-ão as razões que indicam o trabalho cooperativo e colaborativo em sala de aula como instrumentos promotores de motivação e autonomia. De seguida, ligando aos alicerces anteriores, fundamentar-se-á o uso das tecnologias escolhidas para formar a base do ambiente de aprendizagem que se pretende. Destas destaca-se o vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva (numa era de proliferação massificadora do Youtube), aplicações online de trabalho cooperativo e colaborativo, e o uso de smartphones como ferramentas de uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Concluindo, apresentar-se-ão resultados da implementação do estudo num contexto real, efetuando a ligação entre a investigação e a ação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Construtivismo tecnológico | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Vídeo educativo | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | por |
dc.title | Construtivismo tecnológico para promoção de motivação e autonomia na aprendizagem | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 6616 | por |
oaire.citationEndPage | 6631 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(2013) CONSTRUTIVISMO TECNOLOGICO PARA PROMOCAO DE MOTIVACAO E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM.pdf | 136,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |