Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26765

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasal, João-
dc.date.accessioned2013-12-06T11:42:35Z-
dc.date.available2013-12-06T11:42:35Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26765-
dc.description.abstractDado que as tecnologias assumem nos nossos dias uma ubiquidade crescente, existem vantagens em prolongar esta omnipresença aos ambientes de aprendizagem. Neste texto apresentar-se-ão os resultados de uma investigação levada a cabo no âmbito de um projeto de intervenção pedagógica, que alicerçam a opção pelo uso de instrumentos tecnológicos para promoção da motivação e autonomia na aprendizagem. Começar-se-á por fundamentar a escolha do construtivismo como teoria pedagógica de suporte a este projeto e apontar-se-ão as razões que indicam o trabalho cooperativo e colaborativo em sala de aula como instrumentos promotores de motivação e autonomia. De seguida, ligando aos alicerces anteriores, fundamentar-se-á o uso das tecnologias escolhidas para formar a base do ambiente de aprendizagem que se pretende. Destas destaca-se o vídeo como ferramenta cognitiva e reflexiva (numa era de proliferação massificadora do Youtube), aplicações online de trabalho cooperativo e colaborativo, e o uso de smartphones como ferramentas de uma aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar. Concluindo, apresentar-se-ão resultados da implementação do estudo num contexto real, efetuando a ligação entre a investigação e a ação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConstrutivismo tecnológicopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectVídeo educativopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.titleConstrutivismo tecnológico para promoção de motivação e autonomia na aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage6616por
oaire.citationEndPage6631por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2013) CONSTRUTIVISMO TECNOLOGICO PARA PROMOCAO DE MOTIVACAO E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM.pdf136,23 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID