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https://hdl.handle.net/1822/27130
Título: | Early stages of cognate and noncognate word acquisition in children: the role of list composition |
Autor(es): | Moreira, Ana Júlia Fernandes |
Orientador(es): | Comesaña, Montserrat Soares, Ana Paula Casalis, Séverine |
Palavras-chave: | Aquisição de segunda língua Efeito de interferência semântica Composição da lista de estímulos Estatuto da palavra Second language acquisition Semantic interference effect Stimuli list composition Cognate status |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Uma questão central no bilinguismo é saber que fatores podem afetar as ligações
léxico-semânticas entre palavras da língua materna e as de um novo idioma. Estudos recentes
demonstraram que o método de aprendizagem (baseado em imagens vs. palavras), bem como
o estatuto da palavra (cognata vs. não cognata) (Comesaña, Soares, Sanchez-Casas, & Lima,
2012a), influenciam o acesso ao sistema conceptual mesmo em fases iniciais da aprendizagem
de uma segunda língua (L2) (Comesaña, Perea, Pineiro, & Fraga, 2009). Este estudo procurou
explorar os efeitos de composição da lista de estímulos no estabelecimento dessas ligações,
bem como a sua estabilidade no tempo. Crianças no quinto ano aprenderam palavras cognatas
e não cognatas separadamente (condição bloqueada) ou em conjunto (condição mista), através
de um método baseado em imagens. De seguida, realizaram uma tarefa de reconhecimento de
traduções, imediatamente após a aprendizagem e uma semana depois. Tal como esperado, as
crianças demoraram mais tempo e cometeram mais erros a rejeitar palavras semanticamente
relacionadas do que palavras não relacionadas com a palavra na L2 (efeito de interferência
semântica). Adicionalmente, na condição bloqueada, o efeito foi observado apenas para
cognatas. As implicações destes resultados são discutidas à luz do Modelo Hierárquico
Revisto (Kroll & Stewart, 1994). Understanding the type of lexical-semantic connections and their establishment in second language (L2) acquisition is a main topic in bilingualism research. Recent studies showed the learning method used (picture vs. word-based methods) influence the access to the conceptual system in early stages of L2 learning (Comesaña et al., 2009). Moreover, this effect seems to vary according to word status, especially in children (Comesaña et al., 2012a). This study aimed to further explore list composition effects in the establishment of L2 wordsto- concepts connections by using a picture-based method. Fifth-grade children were taught cognate and noncognate words, presented separately or in a mixed way. Afterwards, they performed a backward-translation recognition task. Results revealed, as expected, that children took longer and made more errors when rejecting semantically related than unrelated words as correct translations (semantic interference effect). Importantly, a differential processing for cognate words was observed in the blocked condition. These findings are discussed within the light of the Revised Hierarchical Model (Kroll & Stewart, 1994). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27130 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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