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dc.contributor.authorPinto, Carlos Sousa-
dc.date.accessioned2014-01-06T12:17:34Z-
dc.date.available2014-01-06T12:17:34Z-
dc.date.issued2014-01-06-
dc.identifier.isbn972-98523-4-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27442-
dc.description.abstractO ensino/aprendizagem à distância pode ser uma forma de ultrapassar alguns dos problemas causados pelo crescente número de candidatos a maiores níveis de qualificação, num contexto em que os recursos não evoluem na mesma proporção. Existem variadas abordagens ao problema da disponibilização de sistemas de suporte ao ensino/aprendizagem à distância, bem como dos cursos que nesse contexto podem ser oferecidos. Algumas dessas abordagens são mais eficientes do que outras, mais económicas do que outras, de acesso mais global do que outras. A maior parte dos sistemas de suporte ao ensino/aprendizagem à distância incluem funcionalidades associadas às atividades dos professores e dos alunos, seja em grupo, seja isoladamente. Na maior parte dos casos os sistemas possuem caraterísticas que possibilitam a construção de conhecimento, quer em modo autónomo, quer em modo colaborativo. O facto de os alunos poderem adaptar o modelo de aprendizagem às suas próprias características, adotando o ritmo, os conteúdos e a profundidade de conhecimento que melhor se ajustam ao seu perfil, às suas necessidades e à sua formação anterior, faz desta solução uma boa candidata a garantir melhores resultados no processo instrucional. A disponibilização de cursos à distância, porém, encerra um conjunto vasto de problemas, quer a nível da arquitetura dos mesmos, quer em termos da sua operacionalização.por
dc.description.sponsorshipInstituto Superior Politécnico de Viseupor
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação de Viseupor
dc.description.sponsorshipFCT - Ministério da Ciência e Tecnologiapor
dc.description.sponsorshipFundação Luso-Americana para o Desenvolvimentopor
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpor
dc.description.sponsorshipRede Iberoamericana de Informática Educativa (RIBIE)por
dc.description.sponsorshipIIE - Instituto de Inovação Educativapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjecteLearningpor
dc.subjectEnsino/aprendizagem à distânciapor
dc.titleDisponibilização de cursos à distância: uma reflexãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage375por
oaire.citationEndPage382por
oaire.citationConferencePlaceViseu, Portugalpor
oaire.citationTitle3º Simpósio Internacional de Informática Educativapor
sdum.conferencePublication3º Simpósio Internacional de Informática Educativapor
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings
DSI - Sociedade da Informação

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