Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/2773

TítuloO provedor do leitor visto pelos jornalistas: resultados de um inquérito de opinião
Autor(es)Fidalgo, Joaquim
Palavras-chaveProvedor
“Ombudsman”
Jornalistas
Deontologia
DataOut-2001
Resumo(s)De criação ainda relativamente recente, a figura do Provedor do Leitor é interpretada de modos diversos conforme os contextos em que se insere e as pessoas concretas que lhe dão corpo. A multiplicidade de opiniões quanto à definição do seu papel permite, não obstante, algum consenso sobre o facto de exercer uma certa influência tanto para o exterior como para o interior dos jornais. O estudo que aqui se apresenta, e que se baseou num inquérito de opinião, debruçou-se sobre a “função interna” do Provedor, ou seja, a sua articulação com os jornalistas e o modo como estes o encaram. Os primeiros resultados sugerem que os profissionais da informação dos jornais portugueses onde existe um Provedor do Leitor encaram muito positivamente esta figura – confirmando a importância da sua actuação no estímulo ao debate interno e no contributo para um maior cuidado no seu trabalho quotidiano –, mesmo que nem sempre concordem com as suas opiniões.
TipoComunicação em painel
DescriçãoComunicação apresentada ao Painel Temático 3 / Jornalismo, II Congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – “Rumos da Sociedade da Comunicação”, Lisboa, 15-17 de Outubro de 2001.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2773
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

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