Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28033

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Filipa-
dc.contributor.authorVeloso, Ana Luísa de Oliveira Marques-
dc.date.accessioned2014-02-18T14:18:41Z-
dc.date.available2014-02-18T14:18:41Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFilipa Rodrigues; Veloso, Ana. Confiança organizacional, risco e criatividade, Psicologia: organizações e trabalho, 15, 49, 545-561, 2013.por
dc.identifier.issn1806-4892por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28033-
dc.description.abstractThe competitiveness has guided companies to an investment in creativity as a means of innovation. Organizational trust has a positive impact in organizations, leading to an increase in cooperation, creativity and innovation. We start with the question: can trust in leadership inluence the behaviour of employees to risk more new ideas? 244 employees of diferent functional arear and levels of work seniority participated in this study. We detected that there is a positive relationship between trust and behaviour to provided new ideas. Employees from nonproductive areas have higher levels of trust in leadership and as such take more risks in creating new ideas, than direct employees.-
dc.description.abstractA competitividade direcionou as empresas na aposta da criatividade como meio da inovação. A coniança organizacional tem um impacto positivo nas organizações, promovendo a cooperação, a criatividade e a inovação. Partimos da questão: será que a coniança na cheia é suscetível de inluenciar o comportamento dos colaboradores em arriscar mais novas ideias? Deste estudo participaram 244 sujeitos de diferentes áreas funcionais e tempo de trabalho. Veriicou-se uma relação positiva entre coniança e comportamento de arriscar novas ideias. Os colaboradores indiretos têm maiores níveis de coniança na cheia e arriscam mais novas ideias do que os diretos.-
dc.description.abstractLa competitividad impulsó a las organizaciones a apostar por la creatividad como medio de innovación. La conianza organizacional tiene un impacto positivo en las organizaciones, promoviendo la cooperación, creatividad e innovación. Partimos de la cuestión: ¿la conianza en los jefes podría inluir en el comportamiento de los empleados a la hora de arriesgar a proponer nuevas ideas? En el estudio participaron 244 individuos de diferentes áreas funcionales y con distinta antigüedad. Se comprobó que existía una relación entre la conianza y el riesgo al proponer nuevas ideas. Los empleados indirectos tienen un mayor nivel de conianza en los jefes y arriesgan más con nuevas ideas a diferencia de los empleados directos.-
dc.language.isoengpor
dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCreativity-
dc.subjectOrganizational trust-
dc.subjectRisk-
dc.subjectCriatividade-
dc.subjectConfiança organizacional-
dc.subjectRisco-
dc.subjectCreatividad-
dc.subjectConfianza organizacional-
dc.subjectRiesgo-
dc.titleOrganizational trust, risk and creativitypor
dc.title.alternativeConfiança organizacional, risco e criatividade-
dc.title.alternativeConfianza organizacional, riesgo y creatividad-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage545por
oaire.citationEndPage561por
oaire.citationIssue49por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Gestão de Negóciospor
oaire.citationVolume15por
dc.date.updated2014-02-14T17:20:14Z-
dc.identifier.doi10.7819/rbgn.v15i49.1334por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalReview of Business Managementpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues&elosoRBGN2013 Ingles.pdf200,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID