Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28091

TítuloClima organizacional para a inovação: o caso Petratex
Autor(es)Nunes, Elsa Manuela dos Santos
Orientador(es)Carvalho, Ana Cristina de Almeida e
Palavras-chaveClima organizacional
Inovação
Facilitadores
Inibidores
Liderança
Organizational environment
Innovation
Facilitators
Inhibitors
Leadership
Data2013
Resumo(s)Esta dissertação aborda o conceito de clima organizacional para a inovação. O tema tem inerente um elevado grau de subjetividade, complexidade e interesse. Assenta nas perceções dos colaboradores de uma organização sobre a existência ou não de estímulos à inovação. Tem facilitadores ou inibidores associados que nem sempre são de fácil entendimento. Pode ter impacto no percurso da inovação, vista como importante estratégia de diferenciação e de imposição no mercado, garantindo a continuidade das empresas. Foi escolhida a metodologia do estudo de caso pelas suas potencialidades de exploração, incidindo este estudo sobre a Petratex. A organização tem-se afirmado como uma empresa inovadora e tem sido reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus esforços e resultados em iniciativas de inovação, daí a sua adequação. Para a investigação foi reunido um conjunto de dados provenientes do uso de várias fontes de evidência. Foi entrevistado o líder de inovação da Petratex e um conjunto de oito grupos de foco, todos eles escolhidos por estarem diretamente ligados à inovação. Foram, simultaneamente recolhidos dados de observação participativa, em que o papel da investigadora não foi revelado para tentar captar comportamentos que pudessem ser relevantes para a pesquisa. Foram observados artefactos físicos e foi consultada documentação considerada reveladora de aspetos do clima organizacional para a inovação da Petratex. Concluiu-se que predominam facilitadores da inovação, tais como: o papel do líder de inovação, a frequência de informação, a partilha e comunicação clara de objetivos e existência de meios para atingir os objetivos, a comunicação aberta dentro e entre as equipas, o apoio sócio-emocional e a qualidade (encarada como condição de sucesso). Este estudo coloca um desafio às empresas, de poderem agir sobre aspetos do clima organizacional que pode ter muitos efeitos favoráveis a nível de inovação e sem a necessidade de grandes investimentos monetários.
This dissertation addresses the concept of an organizational environment for innovation. The subject embraces a high degree of subjectivity, complexity and interest. Relying on the perceptions of the collaborators of an organization about the existence or not of innovative stimuli. The corresponding facilitators and inhibitors are not always easy to understand. It can have an influence over the innovation route. Seen as an important differentiation strategy and market imposition and thus ensuring companies continuity. The case study methodology chosen has its focus on Petratex due to its exploration potentials. This organization is considered as an innovative company and has been nationally and internationally recognized due to its efforts and results regarding innovative initiatives. This research uses a set of data gathered from several sources of evidence. Individuals directly connected to innovation were chosen to be interviewed, namely; the head of innovation at Petratex and a set of eight focus groups each carefully selected through their direct involvement in innovation. Participant observation data was simultaneously gathered, since the role of the researcher was not disclosed to members of the organization, to try and capture behavioural patterns that could be relevant to this investigation. Physical artefacts were observed and documentation consulted considered revealing as to the aspects of the organizational environment to innovation at Petratex. Results concluded that innovation facilitators are predominant such as:- the role of the innovation leader, the information frequency, the share and clear communication of objectives and the existence of means to achieve the objectives, open communication within and between teams, socio-emotional support and quality orientation (viewed as a condition to success). This study proposes a challenge to companies in order to tackle aspects related to organizational environment, which can have favourable effects in terms of innovation and without the necessity of large monitory investments.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28091
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elsa Manuela dos Santos Nunes.pdf
Acesso restrito!
2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID