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TítuloSinalização das altas habilidades cognitivas pelos professores: validade estrutural da Escala de Habilidade Cognitiva e de Aprendizagem (EHAC)
Outro(s) título(s)Signals of high cognitive abilities by teachers: structural validaty of the Scale of Cognitive Ability and of Learning
Autor(es)Miranda, Lúcia C.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveSobredotação
Educação inclusiva
Alunos sobredotados e talentosos
Sinalização pelos professores
Giftedness
Inclusive education
Gifted and talented students
Teachers’ identification
Data2013
EditoraGrupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar - Universidade Federal do Amazonas
RevistaRevista Amazônica
Resumo(s)As nomeações pelos professores são muitas vezes utilizadas na sinalização das crianças sobredotadas complementando as avaliações realizadas através dos testes psicológicos de inteligência. Contudo nem sempre essa identificação é isenta de viés, melhorando a qualidade quando os instrumentos de identificação usados pelos professores apresentam boas características métricas de validade e fiabilidade. O objetivo deste estudo foi testar a estrutura empírica da Escala de Habilidades Cognitivas e de Aprendizagem (EHC/A) pertencente à BISAS-T (Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos; Almeida, Oliveira, & Melo, 2000), ou seja, procurou-se avaliar a qualidade do ajustamento da sua estrutura fatorial numa amostra de alunos do 6º ano de escolaridade. Esta escala foi construída com base no modelo teórico de Renzulli (1976) sendo formada por 16 itens respondidos numa escala de tipo likert de 6 pontos. A amostra contou com 132 alunos do 6º ano de escolaridade, com idade em torno de 11 anos. Os resultados das qualidades psicométricas da EHC/A são considerados satisfatórios para a amostra em estudo sugerindo a sua utilização em futuras pesquisas com amostras mais alargadas e com o objetivo de sinalização de alunos mais capazes.
Screening by teachers is often used in the identification of gifted children and complement assessments through psychological tests of intelligence. However this identification is not always free from bias, improving its quality when identification instruments used by teachers have good metric characteristics of validity and reliability. With this work we intend to test the empirical structure of the Scale of Cognitive Abilities and Learning (EHC/A) included in the BISAS-T (Almeida, Oliveira, & Melo, 2000) or, in other words, to assess the quality of the adjustment of its factor structure in a sample of 6th grade students. This scale was constructed based on Renzulli´s theoretical model (1976) and consisted of 16 items answered on a Likert type scale of 6 points. The sample consisted of 132 students from 6th grade, aged around 11 years. Results of the psychometric qualities of EHC/A are satisfactory for this sample, suggesting its use in future research with broader samples and aiming to identify the most able students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28189
ISSN1983-3415
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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