Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28238

TítuloEquipamento de transporte flexível de mercadorias em veículos comerciais
Autor(es)Almeida, Romano Martins Coelho de
Orientador(es)Claro, José Carlos Pimenta
Sousa, António Gil da Costa Almeida e
Data2013
Resumo(s)O transporte de mercadorias, utilizando veículos comerciais ligeiros de caixa fechada, é uma parte substancial do mundo do transporte rodoviário de carga. As operações de carregamento e descarregamento representam uma fraqueza deste meio de transporte; muito dinheiro é gasto em equipamentos, operadores, e, desperdiçado devido às perdas de tempo provocadas pelo planeamento e as dificuldades de realização do trabalho. De modo a minimizar esses custos, projetou-se um equipamento de transporte de mercadorias, transportável na caixa de carga do furgão, que flexibilize os processos de carregamento e descarregamento. Para alcançar esse objetivo, enquadrou-se o equipamento com o ambiente em que deverá ser utilizado, ao mesmo tempo em que se identificaram, mais precisamente, as atividades em que trará mais vantagens a sua utilização. No seguimento, pesquisaram-se os sistemas semelhantes já existentes, fez-se um levantamento dos potenciais veículos com que este equipamento poderia ser operado e escolheram-se os requisitos que deverá seguir. Seguindo um princípio de funcionamento, modelou-se em CAD, e foi-se afinando a conceção através da integração e experimentação de diferentes opções construtivas. Uma vez obtida a configuração mais otimizada, realizaram-se, num programa específico, simulações dinâmicas e recolheram-se as informações necessárias para poder dimensionar o equipamento.
Cargo transportation, using light commercial vehicles with closed-top loading compartments, represents a substantial part of the world of cargo transportation by road. The cargo loading and unloading operations are the weaknesses of this kind of transportation method; a lot of money is spent in equipments, operators, and thrown away because of the time wasted on planning, and on the inherent difficulties of the process itself. In order to minimize those costs, a cargo transportation equipment, which can be carried in the loading area of vans, was designed. It adds flexibility to the loading and unloading operations. To achieve this goal, the equipment was inserted in the desired context and the activities where it will be an advantage were highlighted. The actual offer of systems that achieve similar goals was investigated, the potential vehicles characteristics, it will be used with, were gathered and the requirements, it will need to follow, were defined. After choosing the basic principles it will rely upon, a CAD model was built and successively perfected with the integration of several concepts. The optimum configuration was transferred to a rigid body dynamics, and motion based stress analysis computer software, to check if the concept was working, and run dynamic simulations in order to obtain the data necessary to mechanically design the equipment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28238
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Romano Martins Coelho de Almeida_2013.pdf8,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID