Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28430

TítuloInternacionalização na saúde: o cluster do Turismo Médico em Portugal
Autor(es)Novo, Ana Catarina Fortunato
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveEstratégia
Pesquisa qualitativa
Turismo médico
Strategy
Qualitative research
Medical tourism
Data2014
Resumo(s)O Turismo Médico não é um conceito novo. Já ouvimos e vimos nos meios de comunicação social nacionais inúmeros apelos para ajudar famílias a fazerem tratamentos em Cuba ou nos Estados Unidos da América. Cada vez mais as pessoas buscam uma melhor qualidade de vida que se reflete nas questões de saúde e no crescimento deste cluster em vários países do mundo. Esta dissertação discute, assim, a importância do Turismo Médico para a economia dos países e para o próprio setor do Turismo, questionando quais os fatores e condições que fariam de Portugal um player de referência neste nicho de mercado. A metodologia de investigação desenvolve-se através da recolha de dados por entrevistas, notícias e reportagens nacionais sobre o cluster do Turismo Médico, sendo que a análise dos mesmos é feita à luz das reflexões teóricas acerca da Análise de Conteúdo. Esta metodologia permitirá contribuir para uma estratégia nacional integrada de Turismo Médico, focando, sobretudo, a importância do papel do Estado nos incentivos ao investimento interno por parte da cadeia de valor que constitui o cluster. A dissertação conclui que é a qualidade o principal fator impulsionador da escolha do destino médico, sendo que Portugal poderá competir com os restantes players através das suas características endógenas que podem ser consideradas vantagens competitivas sustentáveis: o clima, a gastronomia, a hospitalidade, etc. Para além disso, a oferta de um pacote completo e inovador ao turista revela-se um ponto fulcral, bem como, a comunicação dos serviços nos mercados-chave identificados e do reconhecimento nacional e internacional dos profissionais de saúde e infraestruturas médicas nacionais. Este estudo tem como principal objetivo ser um contributo teórico para o cluster do Turismo Médico em Portugal, ainda pouco explorado, e fornecer alguns tópicos-chave daquilo que poderá constituir a Estratégia Nacional de Turismo Médico.
Medical Tourism is not a new idea. We have heard and seen in the media numerous national appeals to help families make treatments in Cuba or in the United States of America. Increasingly people are seeking for a better quality of life that reflects the issues of health and growth of this cluster in many countries around the world. This paper thus discusses the importance of Medical Tourism to the economy and to the tourism sector itself, questioning which factors and conditions would make Portugal a reference player in this niche market. The research methodology is developed by collecting data through interviews and national news on the Medical Tourism cluster, and their analysis is made through theoretical reflections on content analysis. This methodology will contribute to an integrated national strategy for Medical Tourism, focusing the important role of the State in incentives for inward investment to the companies that constitute the cluster. The study concludes that the quality is the main factor driving the choice of medical destination, and Portugal can compete with other players through their endogenous characteristics that can be considered sustainable competitive advantages: the climate, the food, the hospitality, etc.. In addition, the offer of a complete and innovative package to tourists proves to be a focal point, as well as communication services in key markets identified and the national and international recognition of health professionals and national medical infrastructure. This study aims to be a theoretical contribution to the Medical Tourism product in Portugal, still poorly explored, and provide some key topics of what might constitute a National Strategy for Medical Tourism.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28430
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Fortunato Novo.pdf4,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID