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dc.contributor.authorSousa, Rui Miguel-
dc.contributor.authorLencastre, José Alberto-
dc.date.accessioned2014-04-07T14:04:59Z-
dc.date.available2014-04-07T14:04:59Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28697-
dc.description.abstractO presente artigo surge de um estudo desenvolvido no âmbito do plano de Intervenção Pedagógica Supervisionada inserido no Estágio Profissional do 2o ano do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. O estudo teve como principal objetivo a promoção do desenvolvimento computacional em alunos de três turmas do 8o ano do ensino básico. A escolha da promoção do desenvolvimento computacional surge por este ser uma aptidão fundamental que permite aumentar a capacidade analítica das crianças nas diversas áreas do conhecimento (Wing, 2006; Resnick, 2012). Assim, foi proposto aos alunos o desenvolvimento de jogos multimédia em Scratch visando duas grandes dimensões: uma interdisciplinar, dado que as personagens e os cenários foram desenhados na disciplina de Educação Visual; e outra comunitária, através da parceria com a Escola de Prevenção Rodoviária, sobre a qual incidiram as temáticas dos jogos. Ao longo das sessões de intervenção os alunos trabalharam os conceitos básicos da ferramenta através de tarefas orientadas com vista à resolução de problemas (Jonassen, 2001), para que os pudessem aplicar na concepção dos jogos multimédia. A principal conclusão retirada a partir desta experiência pedagógica é que o Scratch é uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional com este público alvo.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.titleDesenvolvimento do pensamento computacional com recurso ao Scratch: uma experiência com alunos do 8º anopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage6699por
oaire.citationEndPage6708por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
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