Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28791

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipe-
dc.date.accessioned2014-04-11T16:28:02Z-
dc.date.available2014-04-11T16:28:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0870-5283por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28791-
dc.description.abstractO estudo agora apresentado partiu da ideia defendida por Mircea Eliade sobre a relação estreita que há entre a figura do labirinto e o rito iniciático. Olhando para o imaginário mitológico ateniense da Grécia antiga, o autor escolheu a lenda ou o mito de Teseu, onde a figura do labirinto cretense aparece, para desenvolver a ideia de Mircea Eliade sobre o rito iniciático que deve ser encarado à luz dos chamados ritos arcaicos de iniciação da juventude que, na terminologia de Eliade, podem também ser denominados de ritos de puberdade. Neste contexto, o plano do nosso artigo é constituído por três partes: a primeira trata do labirinto como mitologema e o seu significado simbólico; a segunda ocupa-se do rito e da iniciação e a terceira parte debruça-se sobre o percurso iniciático do herói e cujo exemplo escolhido é o de Teseu. Na conclusão, o autor reflecte sobre a importância do tema da iniciação e da sua eficácia simbólica na trans-formação [umbildung] antropo-ontológico-existencial do sujeito seja ele tradicional, moderno ou pós-moderno.por
dc.description.abstractThis study began with the idea defended by Mircea Eliade on the close relation that there is between the figure of the labyrinth and the initiatory rite. Taking a look at the Athenian mythological imagery of Ancient Greece, the author chose the legend or myth of Theseus, where the figure of the Cretan labyrinth appears, in order to develop Mircea Eliade’s idea on the initiatory rite which must be look at in the light of the archaic rites of youth initiation which, in Mircea Eliade’s terminology, can also be called puberty rites. In this context, the article’s plan is threefold: the first part deals with the labyrinth as a mitologem and its symbolic meaning; the second part deals with rite and initiation and the third part focuses on hero’s initiatory process, whose chosen example is that of Theseus. At the conclusion, the author reflects upon the importance of the initiation theme and its symbolic efficacy in the anthropo-ontological-existential trans-formation [umbildung] of the subject whether it is traditional, modern or post-modern.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherALETHEIA Editorespor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjecteducação-
dc.subjectherói-
dc.subjectiniciação-
dc.subjectlabirinto-
dc.subjectrito-
dc.subjecteducation-
dc.subjecthero-
dc.subjectinitiation-
dc.subjectlabyrinth-
dc.subjectrite-
dc.titleLabirinto e iniciação : da natureza do rito iniciático do heróipor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage309por
oaire.citationEndPage330por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Portuguesa de Filosofiapor
oaire.citationVolume69por
sdum.journalRevista Portuguesa de Filosofiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Professor Alberto Filipe - Revista Portuguesa de Filosofia.pdf
Acesso restrito!
2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID