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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Loução-
dc.contributor.authorMendonça, Rosa Filipa Ferreira de-
dc.date.accessioned2014-04-28T15:25:27Z-
dc.date.available2014-04-28T15:25:27Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28898-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade descrever o uso da monitorização com base no currículo (MBC) - leitura oral de textos (Deno, 1985), na identificação de alunos em risco de apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) na leitura. Os participantes do estudo foram 146 alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico dum agrupamento de escolas do concelho de Braga, que foram monitorizados em dois momentos ao longo do ano letivo. Foram considerados alunos em risco, aqueles cujo resultado se encontrava abaixo ou no percentil 20, tal como proposto por Deno (2003). Os resultados permitiram concluir que: 1) As provas de MBC-leitura oral de textos mostraram ser provas económicas, fáceis e rápidas de aplicar, de cotar e bem aceites pelos professores e alunos; 2) Em média, a prestação dos alunos na primeira aplicação foi de 85,21 (DP = 28,41) palavras corretas por minuto (pcpm), na segunda aplicação foi de 97,46 (DP = 30,07) pcpm, a diferença entre as duas aplicações foi de 12,25 (DP=9,57) pcpm e o crescimento semanal foi de 0,49 (DP=0,38) pcpm; 3) De acordo com as normas para a fluência oral de Hasbrouck e Tindal (2006) metade dos alunos alcançou o objetivo para o final do 3º ano; 4) A taxa de crescimento semanal relativa ao número de palavras corretas por minuto (0,49 pcpm) foi inferior às apresentadas pela investigação internacional; 5) Dos 146 alunos da amostra, encontram-se em risco de apresentarem DAE na leitura, após a segunda aplicação, 29 alunos (11 rapazes e 18 raparigas); 6) Os alunos que deixaram de estar em risco na segunda aplicação tiveram um crescimento semanal superior à média do obtido pela amostra; 7) Não existem diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas no que respeita à média dos resultados obtidos nas duas aplicações assim como no crescimento semanal; 8) Mais raparigas estão em risco de apresentarem DAE na leitura, tendo em conta o valor do risco do total da amostra; 9) A diferença de resultados entre turmas é estatisticamente significativa; 10) Em duas turmas mais de 30% dos alunos estão em risco de apresentarem DAE na leitura, tendo em conta o valor do risco da amostra; 11) Dos 146 participantes no estudo, 103 (70,55%) não atingiram o objetivo das 110 pcpm; 12) O valor do Alfa de Cronbach para a primeira aplicação foi de 0,981 e para a segunda aplicação foi de 0,978.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to describe the use of curriculum-based measurement (CBM)-oral reading fluency (Deno, 1985), in the identification of students at risk of presenting Specific Learning Disabilities (SLD) in reading. The participants of the study, 146 students of the third grade of a group of schools in the municipality of Braga were monitored at two points during the year. Those students whose result was below or in the 20th percentile were considered at risk such as proposed by Deno (2003). The results show that: 1) CBM-oral reading fluency probes revealed to be economic, quick and easy to apply, quoting and well accepted by teachers and students; 2) On average, the results of students in the first application was 85.21 (SD=28.41) words correct per minute (wcpm), in the second application was 97.46 (SD=30.07) wcpm , the difference between the two applications was 12.25 (SD=9.57) wcpm and weekly growth was 0.49 (SD=0.38) wcpm ; 3) In accordance with the standards for fluency of Hasbrouck and Tindal (2006) half of the students reached the goal for the end of the third grade; 4) the weekly rate of growth relative to the number of correct words per minute (0.49 wcpm ) was inferior to those of international research; 5) Of the 146 students in the sample, are at risk to develop SLD in reading, after the second application, 29 students (11 boys and 18 girls); 6) Students who are no longer at risk in the second application had a weekly growth higher than average obtained by the sample; 7) There are no statistically significant differences between boys and girls regarding the average of the results obtained in both applications as well as in weekly growth; 8) Most girls are at risk of presenting SLD in reading, in account the value of the risk of the total sample; 9) The difference in results between classes are statistically significant; 10) In two classes more than 30% of students are at risk of presenting SLD in reading, taking into account the value of risk sample; 11) Of the 146 study participants, 103 (70.55 %) did not reach the goal of 110 wcpm; 12) The value of Cronbach's Alpha for the first application was 0.981 and for the second application was 0.978.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFluênciapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem específicas na leiturapor
dc.subjectMonitorização com base no currículo-leitura oral de textospor
dc.subjectAlunos em riscopor
dc.subjectMetas curricularespor
dc.subjectFluencypor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectSpecific learning disabilities in readingpor
dc.subjectCurriculum-based measurement-oral reading fluencypor
dc.subjectStudents at riskpor
dc.subjectCurricular goalspor
dc.titleIdentificação de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas: um estudo quantitativo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.015.3por
dc.subject.udc376.26por
dc.subject.udc372.41por
dc.identifier.tid201407469por
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