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dc.contributor.advisorPacheco, José Augusto-
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel Faria-
dc.date.accessioned2014-05-05T13:16:54Z-
dc.date.available2014-05-05T13:16:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28917-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)por
dc.description.abstractA presente investigação “Impacto de um dispositivo de Avaliação Externa na Avaliação da Qualidade em Creche. Um estudo sobre as perspetivas de Desenvolvimento Profissional nos Educadores de Infância” pretende analisar as transformações vividas na educação de infância que têm vindo a alterar o âmbito curricular e a sua identidade. Numa sociedade onde se “olha” a educação de infância numa perspetiva algo “assistencialista”, procuram-se respostas, alteramse estruturas organizativas e modificam-se processos educativos que permitam oferecer a esta etapa educativa uma maior credibilidade. Uma das alterações relaciona-se com o Modelo de Avaliação da Qualidade em Creche (MAQC) proposto pelo Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.), relativamente às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O MAQC surge com a ambição de criar um referencial normativo que permita a avaliação da qualidade e distinga positivamente as IPSS que o estão a implementar com base em processos de autoavaliação que forçam a eficácia através do envolvimento de todos os atores no processo de avaliação (Stufflebeam, 2003). Num contexto de AEE (AEE) que está relacionado com a avaliação das organizações educativas (Sobrinho, 2003), este estudo pretende compreender o impacto da AEE na identidade e desenvolvimento professional do educador de infância tendo como referência o MAQC. Esta dissertação faz parte de um projeto de investigação financiado pela FCT (PTDC/CPECED/ 116674/2010) intitulado “Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas no ensino não superior”. Neste estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, baseada na análise documental e no inquérito por entrevistas a educadores de infância (Bogdan & Biklen, 1994). Os resultados empíricos apresentados realçam uma transformação da organização curricular da educação em creche, baseada em standards qualitativos, produtividade educativa baseada no modelo da racionalidade tyleriana e na concetualização da accountability, para justificar os resultados da educação em creche (Taubman, 2011; Pacheco, et al, 2014). Tal como em todas as mudanças, este referencial normativo, que se assemelha a um dispositivo de AEE, fomenta o conflito e as oportunidades, promovendo um questionamento da identidade e desenvolvimento profissional junto dos educadores de infância.por
dc.description.abstractThe present study "Impact of a device in the External Evaluation Quality Assessment in Early Childhood Education. A study on the perspectives of the Professional Development in Early Childhood Educators" intents to analyze the transformations in early childhood education that are changing the identity and the Curriculum. In a society that regards early childhood education in a charitable perspective, answers are searched, organization structures are changed and educational processes are modified in order to increase the credibility of this educational stage. One of the changes is related with the Portuguese Social Security Institute’s (ISS, I.P.) proposal to the institutions of the non-profit sector with early childhood education services (IPSS), with the ambition to create a normative referential that allows an evaluation of the quality of the services and distinguishes positively the institutions by the development of evaluation models, such as daycare centers. In the context of the external evaluation, related to institutional evaluation (Sobrinho, 2003), we intent to study the impact of the Portuguese school external evaluation on the professional identity of the early childhood education teachers based on a quality evaluation model (MAQC) applied to grant quality based on self-evaluation process to foster its effectiveness and implicate all participants in the evaluation process (Stufflebeam, 2003). Like in every changing process, this normative referential, which has resemblances with an external evaluation tool, increases the conflict and the opportunities arise the debate about the impact on the early childhood education teachers professional development and identity that the external evaluation tools and the quality evaluation models are causing. This dissertation is a part of a research project funded by the FCT (PTDC/CPECED/ 116674/2010) entitled “Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools”. The methodology used in this study was qualitative, based on documentary analysis and interviews with early childhood education teachers (Bogdan & Biklen, 1994). The results presented are focused in a transformation of the curriculum organization for early childhood education services, established on quality standards, educational productivity based on Tyler’s rationality, and accountability (Taubman, 2011; Pacheco, et al, 2013).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação em crechepor
dc.subjectAvaliação externa de escolaspor
dc.subjectAccountabilitypor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectEarly childhood educationpor
dc.subjectSchool external evaluationpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectIdentitypor
dc.titleImpacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infânciapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.26por
dc.subject.udc372.3por
dc.subject.udc658.56por
dc.identifier.tid201205211por
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