Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29039

TítuloDa imagem à ação : uma abordagem à educação entre pares, construindo videogramas
Autor(es)Salavessa, António Manuel dos Santos
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Data2013
Resumo(s)“Da Imagem à Ação: Uma abordagem à educação entre pares, construindo videogramas” constitui o mote da Intervenção Pedagógica que realizei, no âmbito do Estágio Pedagógico Supervisionado do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. Uma Intervenção convergente com outras duas, de colegas de Curso, estagiárias na mesma Escola, o que representou uma mais-valia, porque permitiu que algumas ações assumissem maior dimensão, disso beneficiando a investigação e as práticas educativas. A Intervenção decorreu no ano letivo de 2012/2013, na Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC), em Águeda, uma escola que tem as suas raízes no ensino técnico, industrial e comercial, desde 1927, mantendo na sua oferta educativa uma forte componente de cursos de dupla certificação – escolar e profissional - que correspondia, neste ano letivo, a 32,4% dos alunos. Teve como alvo os alunos de uma turma do 10.º ano do ensino profissional de nível secundário, da área de formação de restauração, variante restaurante-bar. Uma turma com uma média de idade (16,9 anos) claramente superior à esperada num 10.º ano; em que todos os alunos tiveram, pelo menos, uma retenção no seu percurso escolar; sem perspetivas de continuação de estudos para além da escolaridade obrigatória; em que é declarado maioritariamente que não gostam ou gostam pouco de estudar. O domínio curricular foi o da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, no módulo Criação de Páginas Web. Tendo como preocupação central a motivação dos alunos, foi desenvolvida investigação que conduziu a um desenho de intervenção que, visando a produção de vídeos sobre segmentos dos conteúdos disciplinares, assentou em três premissas essenciais: o trabalho cooperativo/colaborativo em pequenos grupos; o desenvolvimento de um vídeo-processo em que os alunos se sentissem envolvidos, enquanto criadores ou sujeitos ativos; a partilha do trabalho de cada grupo com o restante grupo-turma com, pelo menos, um momento final de apresentação/exposição do vídeo e respetivos conteúdos. O relatório contextualiza, fundamenta, relata e avalia a intervenção pedagógica, bem como os principais momentos de investigação que lhe estão associados. Da intervenção resultou, se bem que tenuemente, a elevação da motivação dos alunos para aprendizagem e frequência da escola e a melhoria do ambiente em sala de aula, com diminuição das situações de conflito.
«De l'image à l'action: Une approche de l'éducation entre pairs, à travers la construction de vidéogrammes», telle est la devise de l'intervention pédagogique que j’ai réalisé au long de mon Stage Pédagogique Supervisé de la Maitrise en Enseignement d´Informatique de l'Université du Minho. Cette intervention, convergente avec deux autres réalisées par deux collègues, stagiaires dans la même école, a représenté un gain supplémentaire, car elle a permis une augmentation de l’envergure de certaines actions, bénéficiant la recherche et les pratiques éducatives. L'intervention a eu lieu dans l'année scolaire 2012/2013, dans l'école secondaire Marques de Castilho (ESMC), à Águeda, une école qui a ses racines dans l'enseignement technique, industriel et commercial, depuis 1927, en gardant une offerte éducative forte au niveau des cours à double certification - scolaire et professionnelle - qui correspondait, cette année scolaire, a 32,4% des élèves. Cette intervention a visé les élèves de 10ieme année de l’enseignement professionnel, niveau secondaire, domaine restauration, variante restaurant-bar. Une classe avec un âge moyen (16,9 ans) nettement au-dessus de la moyenne de 10ieme année, où la plupart des élèves ont redoublé au moins une fois au long de leur carrière scolaire, sans aucune perspective de formation continue au-delà de la scolarité obligatoire, et où il est indiqué que la plupart n'aiment pas ou aiment peu étudier. Le programme a été celui de la discipline de Technologies de l'Information et Communication, dans le module de création de pages Web. Ayant comme préoccupation principale la motivation des élèves, nous avons développé des recherches qui ont mené à une stratégie d’ intervention visent produire des vidéos sur des segments de contenu disciplinaire, basée sur trois prémisses de base: le travail coopératif / collaboratif en petits groupes ; le développement d’ un processus vidéo dans lequel les élèves se sentent impliqués en tant que créateurs ou sujets actifs; le partage du travail de chaque groupe avec le reste de la classe avec, au moins, un moment final de présentation / conférence du vidéo et du contenu respectif. Le rapport met en contexte, justifie, reporte et évalue l'intervention pédagogique, ainsi que les moments clés de la recherche qui lui est associée. Notre intervention a entraîné, bien que de façon marginale, une augmentation de la motivation des élèves pour l'apprentissage et la présence scolaire et également une amélioration de l'ambiance dans la classe, avec une réduction des conflits.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29039
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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