Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29077

TítuloA internacionalização no mercado de fusões e aquisições e a criação de valor
Autor(es)Carneiro, Marco António Machado
Orientador(es)Loureiro, Gilberto
Palavras-chaveFusões e aquisições
Mercados internacionais
Transações cross-border
Criação de valor
Rendibilidades anormais
Mergers and acquisitions
International markets
Cross-border transactions
Value creation
Abnormal returns
Data2014
Resumo(s)As fusões e aquisições são cada vez mais utilizadas como um instrumento estratégico das empresas no acesso aos mercados internacionais. São várias as razões que levam as empresas a adotar este tipo de estratégia, no entanto a evidência empírica acerca da criação de valor entre elas não é consensual entre os estudos anteriores. O principal objetivo deste estudo é portanto, analisar quais as diferenças criadas quando as empresas optam por fusões e aquisições no mercado internacional. Com uma amostra total de 6400 fusões e aquisições (1328 no mercado internacional), desenvolvidas por empresas dos E.U.A. (mercado doméstico) entre 2000 e 2011, calcularam-se as rendibilidades anormais acumuladas para todas as empresas. Seguindo-se de uma análise univariada e multivariada. As hipóteses de pesquisa focam-se nas potenciais fontes de valor que resultam das diferenças existentes entre os países. Os resultados apontam para uma perda média de valor entre 14.8% e 18% com as fusões e aquisições internacionais, evidência apenas significativa para as empresas alvo e compradoras analisadas em conjunto. Contudo as variáveis estabelecidas para as diferenças entre países sugerem impactos positivos e negativos ao longo das diferentes regressões. Pelo que a atividade internacional leva mais uma vez a resultados inconsistentes.
Mergers and acquisitions are increasingly being used as companies’ strategic instrument in accessing international markets. There are various reasons that lead companies to adopt such strategy however empirical evidence regarding the value creation between them is not consensual among previous studies. Therefore the main objective of this study is to analyze what differences emerge when companies choose international mergers and acquisitions. With a total sample of 6400 mergers and acquisitions (1328 in the international market), undergone by U.S. companies (domestic market) between 2000 and 2011, the cumulative abnormal returns were calculated for all companies, followed by a univariate and multivariate analysis. The research hypotheses focus in differences between countries as the potential sources of value. For international mergers and acquisitions the results point to an average loss between 14.8% and 18%, evidence only significant for targets and acquirers when jointly analyzed. However the established variables representing the differences between countries suggest positive and negative impacts throughout the different regressions. Therefore the international activity leads once again to inconsistent results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Finanças
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29077
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marco António Machado Carneiro.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID