Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29246

TítuloInfografia digital: da produção à receção
Autor(es)Nogueira, Pedro Miguel Martins
Orientador(es)Santos, Luís António
Palavras-chaveInfografia
Jornalismo online
Ferramentas multimédia
Infographic
Online journalism
Multimedia tools
Data2013
Resumo(s)O presente trabalho pretende explorar o novo universo da infografia digital que tanto tem impulsionado os meios de informação online. Apesar de ainda se encontrar numa fase muito prematura, tudo indica que a infografia digital poderá vir a afirmar-se como uma das ferramentas mais eficazes no setor informativo, tantas são as potencialidades que oferecem comparativamente às outras ferramentas multimédia e à própria infografia impressa. Além de se apresentar como uma das melhores formas de mostrar ou relatar determinado acontecimento, a infografia digital consegue também proporcionar uma nova experiência aos leitores, transportando-os para um ambiente onde a informação não é linear e onde eles próprios têm o privilégio de poder explorar e interagir com a narrativa. Assim sendo, numa era em que os cidadãos deixaram de ser passivos para se tornarem cada vez mais participativos, será objeto de investigação deste trabalho a análise das valências que as infografias digitais podem oferecer ao jornalismo online e o modo como este se deve adaptar a esta nova oportunidade de produzir informação. Serão também enumeradas as diferentes etapas percorridas pelos infografistas na conceção de uma infografia para a web bem como alguns princípios que os mesmos deverão respeitar.
This essay intends to explore the universe of digital infograpic, which has been boosting online media. Although still very premature, the odds are that digital infograpic might become one of the most powerful tools in the media business, considering the solutions it offers when compared to other multimedia tools or even printed infographic. Not only it is one of the best ways to show or narrate any event, but digital infographic also offers readers' a new experience, bringing them to an environment where information is not straightforward - and where they are asked to explore and interact with the narrative. Thus, in an era where citizens are increasingly taking more part in the news process, this essay will analyze the different advantages the digital infographic can offer to online journalism, and the way the latter should adapt to this new way of producing information. The different steps that an infographist has to take in order to conceive an online infographic, and some guidelines, will also be exposed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Media Interativos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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