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dc.contributor.advisorValente, Marieta-
dc.contributor.authorMelo, Carla Patrícia Martins-
dc.date.accessioned2014-06-13T12:51:37Z-
dc.date.available2014-06-13T12:51:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29329-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractNum contexto de concorrência entre as empresas nos diversos setores de atividade, torna-se fundamental um elemento de diferenciação e é aqui que surge a responsabilidade ambiental, podendo conferir uma vantagem competitiva (Porter, 1985). Porter e van der Linde (1995) avançam com a hipótese de que o mercado recompensa as empresas que evidenciam responsabilidade ambiental e, tendo em conta esta aceção, o presente estudo incidirá sobre as empresas portuguesas e europeias, dotadas de práticas de gestão ambiental orientadas para a Responsabilidade Social e Ambiental, no sentido de se aferir se há, ou não, vantagem competitiva associada a esta prática. A aplicação de questionários às empresas referidas será a base metodológica do presente estudo. Estes dados permitirão estudar empiricamente a Responsabilidade Ambiental das empresas inquiridas e entender a relação entre a Responsabilidade Ambiental e a Vantagem Competitiva.por
dc.description.abstractIn a context of competition between companies in all sectors of activity, an element of differentiation is essential and it is in this context that the concept of environmental responsibility arises, which may give firms a competitive advantage (Porter, 1985). Porter and van der Linde (1995) put forward the hypothesis that the market rewards companies that demonstrate environmental responsibility and, given this, this study will focus on European and Portuguese firms, endowed with environmental management practices oriented Responsibility social and Environmental Report, in order to assess whether there is or not a competitive advantage from this practice. The application of questionnaires to companies will be part of the methodological basis of this study. These data will help study empirically the Environmental Responsibility of the surveyed firms and understand the relationship between Environmental Responsibility and Competitive Advantage.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectEstratégia ambientalpor
dc.subjectResponsabilidade ambientalpor
dc.subjectInquéritos às empresaspor
dc.subjectCompetitive advantagepor
dc.subjectEnvironmental responsibilitypor
dc.subjectEnvironmental strategypor
dc.subjectBusiness surveyspor
dc.titleResponsabilidade ambiental e vantagem competitiva: inquérito às perceções das empresas europeias e portuguesaspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.0por
dc.subject.udc504por
dc.identifier.tid201069733-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado
NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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