CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 9/10 (2006): Jornalismo e Internet : [1] Estatísticas
Comunicação e Sociedade 9/10: Jornalismo e Internet
Director: Moisés de Lemos Martins
Coordenação do volume: Manuel Pinto e Luis António Santos
CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Campo das Letras, Porto, 2006, 215 págs.
ISSN 1645-2089
Afirmar que o jornalismo está a mudar tornou-se quase uma banalidade, a ponto de o próprio discurso da mudança se repetir como evidência trauteada e, por conseguinte, obnubiladora da própria mudança que enuncia. Que queremos dizer quando afirmamos que o jornalismo está a mudar? Que forças comandam essa mudança ou, pelo contrário, a ela resistem? Como inscrever, em tal mutação, o factor tecnológico e, de modo particular, as redes globais que se afirmaram na última década? E quando muda o jornalismo, o que é que de facto nele (e dele) muda? Há três áreas sensíveis e decisivas para a observação empírica da mudança. A primeira centra-se na tecnologia digital e na infra-estrutura de redes, da qual a web se tornou, em especial desde meados dos anos 90, uma metáfora e uma força motriz. A Internet como um espaço fundamentalmente diferente, catalisador de novos relacionamentos sociais e de alterações nos processos produtivos (Castells, 2004; Weinberger. 2002), como elemento de uma sociedade que se caracteriza pela sua hipercomplexidade (Qvortrup 2003) ou, alternativamente, como um espaço de continuidade, hipervalorizado no discurso (Garnham, 1998) e nas potencialidades (Golding 2000) são leituras num debate em curso que tem implicações directas na forma como entendemos o jornalismo em espaços digitais.
Data | Título | Autor(es) | Tipo | Acesso |
---|---|---|---|---|
Dez-2006 | Comunicação e sociedade: jornalismo e Internet [9/10, 2006] | - | Revista | Acesso aberto |
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