CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 25 (2014): Ética na Comunicação / Ethics in Communication : [1] Estatísticas

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Revista Comunicação e Sociedade / Communication and Society Journal 25: Ética na Comunicação / Ethics in Communication

Diretor / Journal Editor: Moisés de Lemos Martins

Editores / Editors: Joaquim Fidalgo & Rogério Christofoletti

CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Lasics, Universidade do Minho, 2014, 340 págs. ISSN 1645-2089

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As questões éticas associadas à comunicação são sempre objecto de acalorados debates públicos, mas nem por isso têm estado muito presentes nas agendas de investigação de instituições académicas e científicas. Frequentemente associada a perspectivas singelamente moralistas, ou reduzida a um conjunto de lugares-comuns sobre bom ou mau comportamento social, a dimensão ética dos processos comunicativos não é suficientemente valorizada enquanto processo racional, consciente e crítico, de escolhas baseadas em princípios atentos à dignidade humana, com tudo o que ela implica. No entanto, não faltam vozes a afirmar, nos mais diversos contextos, a importância dessa exigência ética para todos os actores envolvidos na comunicação pública, ao mesmo tempo que apontam precisamente a falta de ética como um dos mais preocupantes sinais de uma actividade comunicativa pouco respeitadora de princípios básicos de uma sã convivência social. Ou seja: o tema parece manter uma fortíssima actualidade na área dos estudos da comunicação, reclamando continuadas pesquisas e reflexões que ajudem a compreender e a melhorar os processos comunicativos em sociedades complexas como aquelas em que hoje vivemos. Acresce que, com os desenvolvimentos tecnológicos da era digital, e em particular com a disseminação da Internet e das múltiplas oportunidades de comunicação on-line, novos problemas e novos desafios éticos têm vindo a colocar-se, seja no contexto profissional de sectores específicos (o jornalismo, por exemplo), seja para o conjunto dos cidadãos que hoje têm (ou podem ter) no espaço público uma voz que não tinham no passado.

The ethical issues associated to communication have always provoked strong public debates, but it doesn’t mean that they are very present in the research agendas of academic and scientific institutions. Often associated to simple moralistic perspectives, or just reduced to a set of common-sense assertions about good or bad social behaviour, the ethical dimension of the communicative processes has not been adequately valued as a rational, conscious and critical rational process of choices based on principles committed with the human dignity. In spite of this, more and more voices have come to stress the importance of an ethical concern regarding all the actors involved in public communication; at the same time, they point precisely to the lack of ethics as one of the most worrisome signs of a communicative activity that often disrespects the basic requirements of a healthy social life. This means that the subject of ethics remains highly topical and relevant in the field of the communication studies, calling for more and more research that help us to better understand and improve the communicative processes in complex societies like those we live in nowadays. Moreover, the technological developments of the digital age, and particularly the dissemination of Internet and its multiple opportunities for on-line communication, brought new problems and new challenges to the media environment, either in what concerns the professional context of some specific sectors (journalism, for example), or in what regards all the citizens, who presently have (or may have) in the public sphere a voice they hadn’t in the past.

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DataTítuloAutor(es)TipoAcesso
2014Comunicação e sociedade: ética na comunicação [25, 2014]-RevistaAcesso aberto
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