Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29930

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorJoly, Maria Cristina Rodrigues Azevedopor
dc.contributor.authorFernandes, Dariopor
dc.contributor.authorDias, Anelise Silvapor
dc.contributor.authorOliveira, Sandrapor
dc.contributor.authorBustamante, Mariapor
dc.contributor.authorBatista, Anapor
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castropor
dc.contributor.authorMonteiro, Sílviapor
dc.date.accessioned2014-08-05T10:11:20Z-
dc.date.available2014-08-05T10:11:20Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.issn1138-1663por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29930-
dc.description.abstractEste estudo objetivou comparar as duas versões da Escala de Competência de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universitários de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precisão obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto nível de precisão para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro médio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As médias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor médio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminuíram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to compare the original version of Escala de Competência de Estudo – ECE (C&T), with the reduced one by using the Item Response Theory. A sample of 126 college students, male and female, between 17 and 48 years old (M = 24.65, SD = 6.54) answered the test. The precision coefficients obtained were .91 for the original scale and .90 for the reduced one, indicating a good level of precision for both. The scale’s adjustment to the Rasch Model was analyzed, resulting an average error of 0.11 (SD = 0.02). The scale with 54 items presents an item’s infit mean of 1.00 (SD = .18), and the reduced scale presents an item’s infit mean of 1.01 (SD = .20), and the outfit’s mean value is 1,02 (SD = 0.41). The difficulty of the items was similar in the two scales. The results presented a better adjustment for the reduced scale, seeing that there were less misfit items, in terms of quantity and value.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minhopor
dc.description.sponsorshipUniversidade de Brasíliapor
dc.description.sponsorshipUniversidade de São Franciscopor
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulistapor
dc.description.sponsorshipUniversidade do Vale do Sapucaípor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetência de estudopor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempor
dc.subjectStudy skillspor
dc.subjectPsychological assessmentpor
dc.subjectItem Response Theorypor
dc.titleComparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileirospor
dc.title.alternativeComparative analysis of full and reduced versions of Competence Scale Study using Rasch with brazilian college studentseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/20/6por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage35por
oaire.citationEndPage43por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REIPE_ECE_2014_Joly et al.pdf493,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID