Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29930
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.author | Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Dario | por |
dc.contributor.author | Dias, Anelise Silva | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Sandra | por |
dc.contributor.author | Bustamante, Maria | por |
dc.contributor.author | Batista, Ana | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro | por |
dc.contributor.author | Monteiro, Sílvia | por |
dc.date.accessioned | 2014-08-05T10:11:20Z | - |
dc.date.available | 2014-08-05T10:11:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-21 | - |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29930 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou comparar as duas versões da Escala de Competência de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universitários de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precisão obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto nível de precisão para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro médio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As médias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor médio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminuíram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to compare the original version of Escala de Competência de Estudo – ECE (C&T), with the reduced one by using the Item Response Theory. A sample of 126 college students, male and female, between 17 and 48 years old (M = 24.65, SD = 6.54) answered the test. The precision coefficients obtained were .91 for the original scale and .90 for the reduced one, indicating a good level of precision for both. The scale’s adjustment to the Rasch Model was analyzed, resulting an average error of 0.11 (SD = 0.02). The scale with 54 items presents an item’s infit mean of 1.00 (SD = .18), and the reduced scale presents an item’s infit mean of 1.01 (SD = .20), and the outfit’s mean value is 1,02 (SD = 0.41). The difficulty of the items was similar in the two scales. The results presented a better adjustment for the reduced scale, seeing that there were less misfit items, in terms of quantity and value. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho | por |
dc.description.sponsorship | Universidade de Brasília | por |
dc.description.sponsorship | Universidade de São Francisco | por |
dc.description.sponsorship | Universidade Estadual Paulista | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Vale do Sapucaí | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruña / Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Competência de estudo | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item | por |
dc.subject | Study skills | por |
dc.subject | Psychological assessment | por |
dc.subject | Item Response Theory | por |
dc.title | Comparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros | por |
dc.title.alternative | Comparative analysis of full and reduced versions of Competence Scale Study using Rasch with brazilian college students | eng |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/20/6 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 35 | por |
oaire.citationEndPage | 43 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.journal | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REIPE_ECE_2014_Joly et al.pdf | 493,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |