Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30130

TítuloContributos de um blogue de disciplina no ensino de história e de geografia : um estudo com alunos do 8º ano de História e alunos do 12º ano de Geografia
Autor(es)Gonçalves, Clara Sofia da Costa Monteiro
Orientador(es)Barca, Isabel
Data2014
Resumo(s)Inserido no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este Relatório apresenta e analisa uma Intervenção Pedagógica em sala de aula que procura perceber de que forma é que o uso de recursos como o blogue, mais dinâmicos e moldados à sociedade actual, pode auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas de História e de Geografia mais atrativas e promovendo o pensamento histórico e geográfico dos alunos. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi implementado numa turma de História do 8ºano de escolaridade e numa turma de Geografia do 12ºano de escolaridade. Para tal foram criados dois blogues, o“ Aquihahistoria” para a disciplina de História e o “Aquihageografia” para a disciplina de Geografia. A metodologia deste Projeto enquadra-se numa abordagem de investigação-ação, em que o processo investigativo se baseia no desenho e desenvolvimento de uma experiência que, depois de analisada e avaliada, permite ao professor investigador beneficiar dos seus resultados. Com vista à avaliação comportamental dos alunos perante um blogue de disciplina e, também, à avaliação das potencialidades desta ferramenta de TIC, efetuámos a observação e registo das reações dos alunos e aplicámos aos mesmos um questionário de resposta fechada. Numa vertente conceptual, analisámos os dados dos alunos relativos a propostas de trabalho a partir dos materiais postados nos blogues, e realizadas em aulas das duas disciplinas. Se as reações individuais ao uso do blogue foram positivas, sobretudo como base de participação nas aulas, o trabalho colaborativo pouco se verificou. Quanto a resultados de aprendizagem, para a disciplina de História as respostas dos alunos foram analisadas tendo em conta o nível de inferência bem como o nível de interpretação de mensagens e, para a disciplina de Geografia, foram analisadas as respostas tendo em conta o nível de observação de uma imagem. Pelos resultados dessa análise concluímos que, em História, a maioria dos alunos fez inferências ao nível histórico e interpretou de forma contextualizada a mensagem (interpretação contextualizada). Em Geografia, quase todos os alunos realizou observações a um nível superficial (observação simples). Os resultados serviram de base a uma reflexão final que clarificou algumas potencialidades do uso do blogue de disciplina e também nos alertou para alguns cuidados indispensáveis ao bom uso desta ferramenta no ensino e aprendizagem.
This Report, integrated in the teacher training of the Master on History and Geography Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, presents and analyses a Pedagogical Intervention in classroom attempting to understand how the use of more dynamic and shaped to the present society resources, such as the blog, can aid the process of teaching and learning, making history and geography classes more attractive and promoting the historical and geographical students’ thinking. The Project of Pedagogical Intervention was implemented in a 8th grade history classroom and a 12th grade geography classroom. To this end, two blogs, the "Aquihahistoria" for history and "Aquihageografia" for geography, were created. The methodology of this project is framed by an action research approach, in which the research process is based on the design and development of an experience that allows the teacher-researcher to benefit from its results after analysis and evaluation. For the behavioral assessment of students when facing a school subject blog, and also for the assessment of the potential of this ICT tool, we conducted an observation and recording of the students‘ reactions, and applied a questionnaire. In a conceptual perspective, we analysed students’ data related to learning tasks based on the materials posted on blogs, and carried out during classes in both subjects. If the individual reactions to the use of the blog were positive, especially as a basis for class participation, the collaborative work was scarcely found. As to learning outcomes in history, students' responses were analysed taking into account the level of inference and message interpretation, and as to geography the responses were analysed taking into account the level of observation of an image. From the results of this analysis we concluded that, in history, most students made inferences at a historical level and interpreted messages at a contextualized level. In geography, almost all the pupils made observations at a superficial level (simple observation). The results formed the basis for a final reflection that clarified some potential uses of the subject blog and also alerted us to some essentials to a good use of this tool in the teaching and learning process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30130
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clara Sofia da Costa Monteiro Gonçalves.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID