Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30150
Título: | O conhecimento do mundo físico : explorar e experimentar na creche e no jardim de infância |
Autor(es): | Costa, Sandra Manuela Pereira da |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Conhecimento do mundo Aprendizagem ativa Ciências físicas Atividades sensoriais e experimentais Knowledge of the world Active learning Physical sciences Sensorial and experiment activities |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório diz respeito ao projeto de intervenção resultante do estágio em
contexto de creche e de jardim de infância, no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino
Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual se procurou proporcionar
um maior número de oportunidades para as crianças realizarem atividades relacionadas com o
conhecimento do mundo físico.
Assim, através de uma observação atenta e, em diálogo com as educadoras cooperantes
procurou-se dar significado aos interesses demonstrados pelas crianças acerca de fenómenos
naturais relacionados com o mundo que as rodeia. Estas apresentavam uma curiosidade natural
por tudo o que as rodeava, o que favoreceu a criação de um ambiente de aprendizagem ativa
para poder responder a esses interesses.
No jardim de infância foram desenvolvidas atividades experimentais, nas quais as
crianças tiveram a oportunidade de explorar e fazer novas descobertas recorrendo aos diferentes
materiais existentes para as respetivas experiências e foi possível criar um novo espaço na sala –
a área das ciências – para favorecer o interesse e o gosto pelas ciências. Na creche foram
proporcionadas, às crianças atividades de exploração e manipulação sensorial incluindo
diferentes materiais/objetos relacionados com o quotidiano, como forma de responder à sua
curiosidade e aos seus interesses.
A intervenção pedagógica, nestes dois contextos, contribuiu para a exploração livre de
diferentes materiais, onde foi dado tempo e espaço às crianças para o fazerem estimulando,
assim a sua curiosidade em torno do mundo físico permitindo a construção de novos
conhecimentos relacionados com o meio envolvente. No jardim de infância, as crianças, através
da realização de atividades experimentais contactaram com novos vocábulos e manipularam um
conjunto diversificado de materiais existentes na respetiva área das ciências. Na creche, com as
atividades de exploração sensorial, as crianças fizeram novas descobertas manipulando um
grande número de materiais do quotidiano, que foram ao encontro dos interesses demonstrados
pelas mesmas. The present report concerns the project of intervention due to the stage made in day care and kindergarten context. This stage was made in the ambit of the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, for the master's degree in preschool education, in which it sought to provide more opportunities for children to do activities related to the physical world knowledge. So, through careful observation and dialogue with cooperating teachers we tried to give meaning to the interest shown by children, about the natural phenomena present in the world around them. They have a natural curiosity for everything that surrounded them, which favored the creation of an active learning environment in order to respond to their interests. In kindergarten were developed experimental activities in which the children had the opportunity to explore and make new discoveries, using all the existing materials for the respective experience, and it was possible to create a new space in the room - science area - to favor the interest and pleasure for sciences. In day care were provided to children exploration activities and sensory manipulation including different materials / objects related to daily life, as a way to respond to their curiosity and their interests. The pedagogical intervention, in this two contexts, contributed to the free exploration of different materials, where was given time and space for children to do so, stimulating the curiosity of them about the physical world, allowing the construction of new knowledge related to the environment. In kindergarten, through conducting experimental activities, children got in contact with new vocabulary related to the activities, and manipulated a diverse set of materials existing in the science area. At day care, with the activities of sensory exploration, children made new discoveries manipulating a large number of everyday materials, learning what was shown by their interest. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30150 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de estágio.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |