Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30211

TítuloAvaliação da qualidade em creche : um estudo de caso sobre o bem-estar das crianças
Outro(s) título(s)Quality evaluation in crèche : a case study on children’s well-being
Autor(es)Machado, Inês Silva
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Data2014
Resumo(s)Este estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas e focaliza-se na construção e avaliação da qualidade em creche. Centra-se no estudo de duas pedagogias participativas para creche: o Modelo Curricular HighScope (Post & Hohmann, 2011; Oliveira-Formosinho, 2013) e a Pedagogia-em-Participação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008a; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001b, 2011b, 2013). Estas pedagogias colocam no centro o respeito pela criança desde o nascimento (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2011). Este respeito exige a promoção do bem-estar da criança (Laevers, 2005). Do ponto de vista metodológico, este estudo situa-se no paradigma qualitativo, desenvolve-se através de um estudo de caso (Stake, 2012) de natureza observacional e utiliza um instrumento de observação e avaliação do bem-estar da criança (Laevers et al., 2005). A ética do estudo cumpre-se pela garantia de anonimato das crianças e pelo anonimato e consentimento informado dos seus encarregados de educação, da instituição e das educadoras que acolheram a investigação. Este estudo verifica a existência de níveis muito diferentes de bem-estar das crianças em contextos participativos e em contextos transmissivos. O bem-estar da criança é de natureza contextual, sendo influenciado pelo tipo de ambiente educativo e as experiências que possibilita. Este estudo tem implicações quer para as políticas públicas e as políticas de formação de educadores, quer para as práticas pedagógicas em sala de educação de infância.
This study fits in Participatory Pedagogies and focuses on daycare’s quality evaluation. It centers on study of two participatory pedagogies: HighScope Curriculum (Post & Hohmann, 2011; Oliveira-Formosinho, 2013) and Pedagogy-in-Participation (Formosinho & Oliveira- Formosinho, 2008a; Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2001b, 2011b, 2013). These pedagogies put in the center the respect for the child since birth (Oliveira- Formosinho & Araújo, 2011). Respect requires the promotion of the child’s well-being (Laevers, 2005). From the methodological point of view, this study is inserted in the qualitative paradigm, develops through a case study (Stake, 2012) with an observational nature and uses an instrument for observing the child’s well-being (Laevers et al., 2005). The ethics of the study was fulfilled by ensuring child’s anonymity and by anonymity and informed consent of their parents, educators, and the institution that welcomed the research. This study verifies the existence of very different levels of children’s well-being in partipatory contexts and transmissive contexts. Children’s well-being has a contextual nature, that is influenced by the type of educative environment and the experiences that it enables. The study has implications as for public policies and educators’ training policies as for pedagogical practices on early childhood education classrooms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30211
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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