Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30417

TítuloConhecimento e comunicação : o caso do suporte informático às operações comerciais nas organizações bancárias
Outro(s) título(s)Knowledge and communication : the case of the computer support to business operations in banking organizations
Autor(es)Fonseca, Pedro Miguel Oliveira
Orientador(es)Domingues, Ivo
Palavras-chaveGestão de conhecimento
Significação
Comunicação
Socialização
Estruturação social
Agência bancária
Knowledge management
Signification
Communication
Socialization
Social structure
Bank branch
Data2013
Resumo(s)Este estudo integra-se no âmbito da Sociologia das Organizações e tem natureza mais conceptual do que empírica. Esta reflexão é orientada para a análise e explicação do processo organizacional de conceção, desenvolvimento, e implementação de instrumentos tecnológicos de gestão de serviços bancários e, especialmente, a importância do conhecimento conceptual enquanto fator de geração de produtos, e da comunicação organizacional enquanto processo transversal e fundamental à atuação individual, grupal e organizacional. A estratégia de investigação consiste em um estudo de caso e a metodologia de recolha de dados utilizados é a observação participante realizada na condição de observador conhecido que, em virtude da sua condição de profissional daquela entidade bancária, teve acesso aos dados empíricos usados. A análise dos dados empíricos orienta-se, simultaneamente, para a ilustração de formulações teóricas e para a interpretação da realidade observada. Para construir sentidos teóricos sobre o objeto empírico a realidade analisada, adoto contributos teóricos importados da gestão do conhecimento, da significação/comunicação e da estruturação social.
This study integrates within the Sociology of Organizations and its nature is more conceptual than empirical. This reflexion is oriented toward the analysing and explanation of the organizational process of design, development and implementation of technological tools for managing bank services and, especially, the importance of conceptual knowledge as a factor in the creation of products, and the organizational communication as a fundamental process to the individual, group and organizational performance. The research strategy consists in a case study and the methodology used for data collection is the participant observation as a known observer that, by virtue of his professional condition as a worker of that bank branch, had access to the empirical data used. The analysis of empirical data is oriented toward simultaneously the illustration of theoretical formulations and the interpretation of the observed reality. To construct theoretical directions on the empirical object, the analyzed reality, I adopt imported theoretical contributions of knowledge management, the signification / communication and the social structure.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30417
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Pedro Fonseca pg18735 - Sociologia OT.pdf
Acesso restrito!
784,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID