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dc.contributor.advisorRibeiro, Iolanda da Silva-
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Dias-
dc.contributor.authorLopes, Ana Rita Guimarães Teixeira de Novaispor
dc.date.accessioned2014-10-10T10:43:23Z-
dc.date.available2014-10-10T10:43:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30469-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractResearch on reading fluency highlights the importance of this skill in the assessment of children with reading disabilities. The number of words correctly read per minute is the index mostly frequently used. Recently, some criticism have been made to this procedure considering that it can lead to an under identification of children with reading difficulties, suggesting that assessment for more than one minute periods is required. The aim of this study was to gather evidence of the reliability, validity and diagnostic accuracy of the Test of Reading Fluency (TFL – Teste de Fluência de Leitura) for Portuguese elementary students. The students are asked to read aloud during one, two and three minutes. Two studies were conducted. In the first (n=349) concurrent and predictive validity was investigated using correlations between the TFL with other reading tests and teachers assessment. Results were compared by gender and grade. To examine the predictive validity and diagnostic accuracy of TFL a logistic regression and the ROC curve were calculated. In the second (n=175) was examine the test-retest reliability. Results suggest that TFL as an adequate validity and reliability properties, allowing the identification of children at-risk for reading disabilities.por
dc.description.abstractPesquisas sobre fluência de leitura destacam a sua importância na avaliação de crianças com dificuldades de leitura. O número de palavras lidas corretamente por minuto é o índice mais utilizado. Contudo, algumas críticas têm sido feitas, por considerarem que este procedimento pode levar a uma sub identificação de crianças com dificuldades de leitura, sugerindo que a avaliação deve ser feita por períodos superiores a um minuto. O objetivo deste estudo é avaliar a fidelidade, validade e precisão de diagnóstico do Teste de Fluência de Leitura (TFL) para alunos do 1º. ciclo. Os alunos devem ler um texto oralmente durante um, dois e três minutos. Foram realizados dois estudos. No primeiro (n = 349) foi analisada a validade concorrente e preditiva e investigadas as correlações entre o TFL com outros testes de leitura e avaliação de professores. Os resultados foram comparados por sexo e ano. Para examinar a validade preditiva e a precisão diagnóstica do TFL calculou-se a regressão logística e a curva ROC. No segundo (n = 175) foi analisado a fidelidade teste-reteste. Os resultados sugerem que o TFL apresenta propriedades adequadas de validade e de fidelidade, permitindo a identificação de crianças em risco para deficiência na leitura.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - POPH-QREN.por
dc.description.sponsorshipFundo Social Europeu.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais do MCTESpor
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectReading fluencypor
dc.subjectValiditypor
dc.subjectReliability and diagnostic accuracypor
dc.subjectFluência de leiturapor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectFidelidade e precisão de diagnósticopor
dc.titleTest of reading fluency: validation studiespor
dc.title.alternativeTeste de fluência da leitura: estudos de validaçãopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.946.4-
dc.identifier.tid201095840-
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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