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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Delfina-
dc.contributor.advisorBrandão, Dalila-
dc.contributor.authorPereira, Diana da Silvapor
dc.date.accessioned2014-10-15T15:27:07Z-
dc.date.available2014-10-15T15:27:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30530-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Contabilidadepor
dc.description.abstractTendo em atenção a influência que a imagem dos contabilistas e dos escândalos financeiros envolvendo estes profissionais têm sobre a profissão, este estudo analisa a existência de perceções acerca dos contabilistas, enquadrando-as nos cinco estereótipos descritos por Dimnik e Felton (2006). Atendendo a que na atualidade se vive, em Portugal, uma conjuntura económico-financeira marcada pela crise, ambiciona-se perceber se estas perceções são afetadas por estes acontecimentos. Por outro lado, dando um contributo à empresa acolhedora do estágio, JM Ferreira Leite Lda., pretende-se aferir se os seus clientes possuem alguma necessidade que esta não esteja a satisfazer. Para que tal fosse possível foi realizado um conjunto de entrevistas aos clientes e colaboradores da empresa e, simultaneamente, uma observação direta e participante. Conclui-se a existência de três estereótipos descritos por Dimnik e Felton (2006): o trabalhador, o herói e o vilão. De facto detetou-se a presença de duas vertentes relativamente à imagem do contabilista: 1) como um parceiro de negócio pela geração com mais formação e mais recente; 2) como um cobrador de impostos pela geração com menos formação e mais antiga. Num contexto de crise, o contabilista deverá ajudar o cliente a pagar poucos impostos e defender os seus direitos. Também perante escândalos financeiros, espera-se que o contabilista os denuncie ou alerte para as suas consequências. Uma desconfiança é instalada quando tal não acontece, podendo levar o cliente a acusar o contabilista de ladrão e defensor dos interesses do Estado. Numa vertente mais positiva, a crise veio permitir aproximar o cliente do contabilista para que juntos encontrem novas soluções através do diálogo e da confiança. Na JM Ferreira Leite Lda. os clientes sentem que o relacionamento deveria ser melhorado em termos de proximidade e atenção, bem como os serviços ao nível do acompanhamento e do apoio à gestão.por
dc.description.abstractTaking into account the influence that the image of accountants and financial scandals involving these professionals have about the profession, this study examines the existence of perceptions about the accountants, framing them in the five stereotypes described by Dimnik and Felton (2006). As in Portugal we are living in an economic and financial environment marked by crisis, it is aimed to understand if these perceptions are affected by these events. On the other hand, giving a contribution to the host company of the internship, JM Ferreira Leite Lda., it is intended to assess whether their clients have some need that is not being satisfied. To make this possible a number of interviews with clients and employees of the company was conducted, along with direct and participant observation. It was found the existence of three stereotypes described by Dimnik and Felton (2006): the worker, the hero and the villain. In fact it was detected the presence of two components relatively to the image of the accountant: 1) as a business partner if belonging to a more recent generation and with more training; 2) as a tax collector if belonging to an older generation and with less education. In a context of crisis, the accountant should help the client to pay few taxes and defend his rights. Also before financial scandals, the accountant is expected to report them or to alert to their consequences. Mistrust is installed when this does not occur, and may lead the client to accuse the accountant of being a thief and a defender of the interests of the State. On a more positive side, the crisis allowed the accountant to be closer to the client so that, together, they could find new solutions through dialogue and trust. At JM Ferreira Leite Lda. customers feel that the relationship should be improved in terms of proximity and attention, as well as the services of monitoring and management supporting.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectContabilistaspor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectCrise financeirapor
dc.subjectEscândalospor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectAccountantspor
dc.subjectPerceptionpor
dc.subjectFinancial crisispor
dc.subjectScandalspor
dc.subjectStereotypespor
dc.titleAs perceções sobre os contabilistas no contexto da atual conjuntura económico - financeirapor
dc.title.alternativeThe perceptions about accountants in the context of the current economic and financial environmentpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc657por
dc.identifier.tid201082365por
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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