Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30908

TítuloEstratégias de internacionalização de empresas de construção nacionais
Outro(s) título(s)Internationalization strategies of national construction companies
Autor(es)Lima, Mariana Torrinha Ferreira
Orientador(es)Teixeira, José M. Cardoso
Palavras-chaveInternacionalização
Empresas de construção
Mercados internacionais
Estratégias de internacionalização
Internationalization
Construction enterprises
International market
Stratey for internationalization
Data2013
Resumo(s)A internacionalização das empresas de construção portuguesas constitui uma atitude cada vez mais frequente, sendo que o mercado nacional estagnado acaba por ser um dos motivos impulsionadores desta decisão. Apesar deste processo constituir uma solução de combate a uma crise económica e financeira que assola o país, este processo é complexo e nem todas as empresas são capazes de suportar os riscos associados ao mesmo. As empresas de pequenas e médias dimensões constituem o universo com maiores dificuldades, nomeadamente obstáculos financeiros, recursos humanos pouco especializados, acesso difícil a informação valiosa e a contactos que as poderiam conduzir a oportunidades de negócios internacionais. A importância e a atualidade do tema em questão conduziram à presente oportunidade de investigação, que tem como objetivos a análise das estratégias de internacionalização de um conjunto de empresas de construção portuguesas. A ferramenta utilizada para a obtenção da informação necessária foi a realização e envio de um questionário às empresas de um universo em estudo definido, para posterior recolha e análise do material conseguido. Posto isto, procurou-se responder a todos os objetivos propostos considerando se as respostas aos questionários iam ao encontro ou não do conteúdo bibliográfico pesquisado. Os resultados obtidos revelaram que a internacionalização é já uma realidade das empresas de construção portuguesas em que os dois mercados alvo podem ser maioritariamente caracterizados como sendo os países em desenvolvimento e aqueles cuja língua oficial é o português. Relativamente às estratégias principais adotadas para se integrarem nesses mercados, podem destacar-se as joint ventures e estabelecimento de sucursais e subsidiárias no país de destino.
The internationalization is an attitude increasingly common on the Portuguese construction enterprises and the stagnant national market has become one of the drivers for this decision. Although this process provides a great potential solution for the economic and financial crisis that Portugal has been facing, the internationalization process can be complex bringing associated risks that not all enterprises could be able to deal with. Small and medium size enterprises can be considered part of the universe that presents relativelly higher difficulties, not only operating in a financial crisis scenario but also when the enterprise needs to internationalize their services to be more profitable. Such difficulties may be associated with the lack of financial resources, lack of skilled human resources and also to the more difficult access to valuable information that can affect the success of the internationalization process. The national context characterized by the current financial crisis and the consequent reduction of the construction sector in the country led us to the research opportunity described in this document. This study aims to analyze and characterize the internationalization strategies of some Portuguese construction Enterprises and the driving forces of the process. The methodology used for this study, particularly for collection of the required information was based on the development of questionnaires submitted directly to Enterprises. The questionnaires were built in order to respond to all proposed goals defined in the preparation phase of work. The questions were designed to enable a discussion of the results based on the current state of the art. The results presented on this thesis demonstrated that the internationalization is a reality for the Portuguese construction enterprises and the main target markets can be characterized by developing countries and those whose official language is Portuguese. Regarding to the main ways to move abroad and integrate those markets, three strategies can be highlighted: the stablishment of joint ventures and branches and subsidiaries in the destination countries.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Construções)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30908
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mariana Lima 2013l.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID