Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31188

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Martapor
dc.contributor.authorPereira, M. Graçapor
dc.contributor.authorSilvério, Jorge Manuel Amaralpor
dc.date.accessioned2014-11-24T13:27:43Z-
dc.date.available2014-11-24T13:27:43Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.issn2175-3539por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31188-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo consistiuem avaliar um programa de intervenção junto a alunos do 2º ciclo de escolaridade nas seguintes dimensões: tomada de decisão, conhecimentos sobre sexualidade, competências sociais, assertividade e autoconceito. Metodologia: Participaram 145 alunos, distribuídos pelos grupos controle e experimental. Os instrumentos utilizados foram: TCU Decision-Making; Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade; Assertion Self-Statement Test- Revised; Questionário de Competências Sociais; Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale. Os resultados revelaram diferenças no pós-teste entre os grupos ao nível da sexualidade. Verificaram-se diferenças do pré-teste para o pós-teste no grupo experimental nos níveis da sexualidade, da assertividade e das competências sociais. No grupo experimental encontraram-se associações positivas entre tomada de decisão, competências sociais e assertividade, bem como entre sexualidade, competências sociais e autoconceito, no pós-teste. Os preditores da assertividade no pós-teste foram tomada de decisão, sexualidade e competências sociais. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância de intervenção junto a adolescentes, particularmente na tomada de decisão, na sexualidade e nas competências sociais. Palavras-chave: Habilidades sociais, sexualidade, autoconceito.por
dc.description.abstractIn this study we evaluate an intervention program in the following dimensions: Decision Making, Knowledge on Sexuality, Social Skills, Assertiveness and Self-Concept with students in 5th and 6th grade. Methodology: 145 students participated in the study divided by control and experimental group. The instruments used were: Decision-Making TCU, Knowledge on Sexuality Questionnaire; Assertion Self-Statement Test-Revised;Social Skills Questionnaire, and Piers-Harris Children's Self- Concept Scale. The results indicate differences at post-test between the groups on knowledge regarding sexuality. There were also differences from pre-test to post-test in the experimental group on knowledge on sexuality, assertiveness and social skills. Positive associations among decision making, social skills and assertiveness were found as well as among knowledge on sexuality, social skills and self-concept, in the experimental group, in the pos-test. Finally, the predictors of assertiveness regarding health behaviors, in the pos-test were: decision making, knowledge regarding sexuality and social skills. The results emphasize the importance of intervention for adolescents in terms of health promotion particularly in decision making, sexuality and social skills.por
dc.description.abstractEl objetivo del presente estudio fue evaluar un programa de intervención con alumnos del 2º ciclo de escolaridad en las siguientes dimensiones: Toma de Decisión, Conocimientos sobre Sexualidad, Habilidades Sociales, Asertividad y Autoconcepto. Metodología: Participaron 145 alumnos, distribuidos en grupo control y experimental. Los instrumentos utilizados fueron: TCU Decision-Making; Cuestionario de Conocimientos sobre Sexualidad; AssertionSelf-Statement Test-Revised; Cuestionario de Habilidades Sociais; Piers-Harris Children'sSelf-Concept Scale. Los resultados mostraron diferencias en el post-test entre los grupos en cuanto a la sexualidad. Se verificaron diferencias del pre-test para el post-teste en el grupo experimental, cuanto a sexualidad, asertividad y habilidades sociales. Se encontraron asociaciones positivas entre toma de decisión, habilidades sociales y asertividad, así como entre sexualidad,habilidades sociales yautoconcepto, en el post-test en el grupo experimental. Los predictores de la asertividad en el post-test fueron toma de decisión, sexualidad y habilidades sociales. Los resultados destacan la importancia de la intervención con adolescentes particularmente en la toma de decisiones, sexualidad y habilidades sociales.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectSocial skillspor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectSelf conceptpor
dc.subjectHabilidades socialespor
dc.subjectSexualidadpor
dc.subjectAutoimagenpor
dc.titleImpacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridadepor
dc.title.alternativeImpact of a skill development intervention in 5th and 6th grade studentseng
dc.title.alternativeImpacto de un programa intervención em alunos del segundo ciclospa
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage113por
oaire.citationEndPage124por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572014000100012por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalPsicologia escolar e educacionalpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Melo et al., 2014.pdfMelo et al., 20014336,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID