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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Loução-
dc.contributor.authorSilva, Hortencia Macêdo dapor
dc.date.accessioned2014-11-26T11:43:31Z-
dc.date.available2014-11-26T11:43:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31368-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivos conhecer as atitudes dos professores face à inclusão considerando as cinco dimensões estudadas e identificar variáveis que distinguem profissionais perante a inclusão de alunos com deficiência. Os dados foram recolhidos através de um questionário junto a um grupo de 245 professores que ministram diversas disciplinas do currículo escolar do Ensino médio em 15 Escolas Estaduais da Cidade de Manaus, Brasil. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial. Assim, com base nos resultados podemos concluir que a concordância, por parte dos professores, com o benefício da inclusão vai aumentando à medida que a severidade da deficiência dos alunos diminui. Embora, um grupo significativo de professores acredite em modificações a partir da influência que a inclusão escolar pode exercer dentro do espaço das escolas, da sociedade e o quanto pode contribuir de forma favorável para mudanças nas suas práticas pedagógicas, mais de ¼ dos professores inqueridos ainda apresentam posição contrária à inclusão quando a sua função de professor é envolvida nas relações de causa e efeito do movimento inclusivo. São mais aceites os alunos com deficiências que exigem menores adaptações curriculares, que exigem menores mudanças na prática pedagógica e que embora necessitem de adequações na estrutura física, não exigem mudanças de atitudes e de concepções metodológicas na sala de aula. A concepção de educação inclusiva ainda está distante do conceito, do entendimento e da vivência dos professores, visto que, no momento em que há possibilidade de opinar pela continuidade do ensino separado, o grupo tende a opinar por esta alternativa. O estudo evidencia que a formação em educação especial é uma característica que diferencia os professores no que diz respeita a sua resistência à inclusão e que a formação continuada dos professores, entre outros aspectos, é um ponto indispensável na organização de sistemas educacionais inclusivos, visto que, são os professores que poderão de fato promover, na sala de aula, a inclusão e o acesso do aluno com deficiência ao currículo escolar, garantindo sua permanência e seu sucesso na vida acadêmica. No decorrer da análise foi evidenciada, ainda, a importância da organização de sistemas educacionais inclusivos, que possam garantir as melhores condições físicas, materiais, de equipamentos e de recursos humanos promovendo as condições necessárias para que o processo de inclusão escolar ocorra da maneira mais responsável possível.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand and analyze teacher attitudes toward inclusive education of students with disabilities and as well as their profile in relation to the acceptance or rejection of the inclusion of students with disabilities in regular classes. Data were collected through a questionnaire to a group of 245 teachers who teach various subjects of the school curriculum of the middle school, in 15 state schools in the city of Manaus. The results were analyzed using descriptive and inferential statistics. Thus, based on the results we conclude that the agreement, by teachers, with the benefit of inclusion increasing as the severity of the disability of students decreases. Although, a significant group of teachers believe changes from the influence that school enrollment may exercise within the space of schools, society and how you can contribute favorably to changes in their teaching practices, more than a quarter of teachers surveyed still present position contrary to the inclusion when their teaching role is involved in relations of cause and effect of inclusive movement. Students with disabilities who require minor curricular adaptations, requiring slightest changes in pedagogical practice and although requiring adaptations in the physical structure, do not require changes in attitudes and methodological concepts in the classroom are more accepted. The concept of inclusive education is still far from the concept of understanding and experience of teachers, since at the time there is possibility of an opinion by the separate continuity of education, the group tends to opine for this alternative. The study shows that training in special education is a characteristic that distinguishes teachers as far as regards their resistance to inclusion and continued education of teachers, among others, is an essential point in the organization of inclusive educational systems, since are teachers who can actually promote in the classroom, inclusion and students with disabilities to access the curriculum, ensuring its permanence and its success in academic life. During the analysis showed the importance of organizing inclusive educational systems that can ensure the best physical conditions, materials, equipment and human resources to promote the conditions necessary for the school inclusion occurs in the most responsible way possible.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectResistência / aceitaçãopor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectAlunos com deficiênciapor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectResistance / acceptancepor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectBasic educationpor
dc.subjectStudents with disabilitiespor
dc.titleA educação de alunos com deficiência no ensino regular : um estudo sobre a diferença de perfil dos profissionais em relação à aceitação e a resistência à inclusãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc376por
dc.identifier.tid201407558por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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