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dc.contributor.authorCasulo, José Carlos de Oliveirapor
dc.date.accessioned2014-12-02T13:50:41Z-
dc.date.available2014-12-02T13:50:41Z-
dc.date.issued2010-12-15-
dc.identifier.issn1681-5653por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31535-
dc.description.abstractEm 1910, a multissecular monarquia portuguesa deu lugar a um regime republicano. Preocupação cimeira dos responsáveis pela nova ordem política foi a educação. No tocante ao ensino secundário, ministrado nos liceus, a primeira reforma republicana foi levada a cabo em 1917, por Joaquim Pedro Martins, precisamente doze anos depois da última reforma monárquica deste nível de ensino, realizada em 1905 por Eduardo José Coelho. Neste artigo, sob o ponto de vista dos seus currículos, dos seus objectivos gerais e das suas directrizes pedagógico-fundamentais essenciais, estudam-se ambas as reformas no sentido de averiguar se se verificou, ou não, no ensino liceal português da época e nos aspectos acima referidos, uma transição com alterações tão substanciais quanto aquelas que se deram na forma política do Estado. Introdutoriamente enquadra-se e esclarece-se o teor fundamental do artigo, seguindo-se a análise das reformas em causa, finda a qual se apresentam as conclusões da investigação feita e a bibliografia a considerarpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectLiceuspor
dc.subjectReformaspor
dc.subjectMonarquiapor
dc.subjectRepúblicapor
dc.titleCurrículo e pedagogia nos liceus portugueses entre a Monarquia e a República : as reformas do ensino secundário de 1905 e 1917por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage11por
oaire.citationIssue54/4por
oaire.citationTitleRevista iberoamericana de educaciónpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista iberoamericana de educaciónpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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