Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32270

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalgado, Ana M.por
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra Maria Dantas de Castropor
dc.contributor.authorCruz, José Fernando A.por
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2014-12-19T14:24:07Z-
dc.date.available2014-12-19T14:24:07Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.issn0874-2391por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32270-
dc.description.abstractA avaliação da inteligência representa um dos domínios mais controversos da psicologia. Procurando inovar na área, a Bateria Aurora fundamenta-se na Teoria Triárquica da Inteligência (Sternberg, 2005). Esta bateria visa o diagnóstico da sobredotação através da avaliação da inteligência prática, analítica e criativa, apresentando itens figurativos, verbais e numéricos. Este artigo descreve os procedimentos considerados na adaptação portuguesa do instrumento, assim como resultados dos primeiros estudos para a sua validação. A amostra (N = 220) foi constituída por alunos do 4º ao 7º ano de escolaridade, provenientes de escolas públicas e privadas do distrito de Braga. Os resultados obtidos apontam para correlações positivas e moderadas entre o desempenho nos subtestes e o rendimento escolar dos alunos, o que vai no sentido da validade dos seus resultados. No entanto, verificam-se algumas fragilidades na replicação do modelo multidimensional da bateria, pois que os subtestes não se agrupam em função das inteligências avaliadas (analítica e prática), nem em função do conteúdo dos itens. Neste sentido, importa realizar novos estudos considerando amostras mais amplas e incluir a cotação dos itens de resposta aberta, maioritariamente presentes nos subtestes da inteligência criativa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectAvaliação cognitivapor
dc.subjectTeoria triárquicapor
dc.subjectBateria Aurorapor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.titleAvaliação da inteligência na infância: contributos da bateria aurorapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N2/index.htmlpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage98por
oaire.citationEndPage112por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista de Psicologia, Educação e Culturapor
oaire.citationVolume18por
sdum.journalRevista de Psicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo avaliação da inteligência na infância.pdf944,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID