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https://hdl.handle.net/1822/32270
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Salgado, Ana M. | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro | por |
dc.contributor.author | Cruz, José Fernando A. | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2014-12-19T14:24:07Z | - |
dc.date.available | 2014-12-19T14:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32270 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da inteligência representa um dos domínios mais controversos da psicologia. Procurando inovar na área, a Bateria Aurora fundamenta-se na Teoria Triárquica da Inteligência (Sternberg, 2005). Esta bateria visa o diagnóstico da sobredotação através da avaliação da inteligência prática, analítica e criativa, apresentando itens figurativos, verbais e numéricos. Este artigo descreve os procedimentos considerados na adaptação portuguesa do instrumento, assim como resultados dos primeiros estudos para a sua validação. A amostra (N = 220) foi constituída por alunos do 4º ao 7º ano de escolaridade, provenientes de escolas públicas e privadas do distrito de Braga. Os resultados obtidos apontam para correlações positivas e moderadas entre o desempenho nos subtestes e o rendimento escolar dos alunos, o que vai no sentido da validade dos seus resultados. No entanto, verificam-se algumas fragilidades na replicação do modelo multidimensional da bateria, pois que os subtestes não se agrupam em função das inteligências avaliadas (analítica e prática), nem em função do conteúdo dos itens. Neste sentido, importa realizar novos estudos considerando amostras mais amplas e incluir a cotação dos itens de resposta aberta, maioritariamente presentes nos subtestes da inteligência criativa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Avaliação cognitiva | por |
dc.subject | Teoria triárquica | por |
dc.subject | Bateria Aurora | por |
dc.subject | Sobredotação | por |
dc.title | Avaliação da inteligência na infância: contributos da bateria aurora | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N2/index.html | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 98 | por |
oaire.citationEndPage | 112 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citationVolume | 18 | por |
sdum.journal | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Artigo avaliação da inteligência na infância.pdf | 944,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |