Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32317
Título: | Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
Outro(s) título(s): | Creative skills and motivation for learning: different realities in adolescents? |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima Azevedo, Ivete Jesus, Saúl de |
Palavras-chave: | criatividade motivação aprendizagem adolescência contexto escolar creativity motivation learning adolescence scholar context |
Data: | 2014 |
Revista: | Revista de Psicologia, Educação e Cultura |
Citação: | Morais, M. F.M., Azevedo, I., & Jesus, S. (2014). Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 87-99 |
Resumo(s): | Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa. The concepts of creativity and motivation appear in the literature as relatable. Being creative involves high motivation, especially considering intrinsic motivation. Being motivated to face learning in school and being creative are also practical and fundamental requirements for today. Question is then the relationship between creativity and motivation to learn in school. Were administered a test of figural creativity and a test of motivation for school learning to 218 adolescents. The results indicate no significant relationship between the variables, which can be worrying given the need of creativity for personal and professional success and the role which the motivation to learn should have in order to achieve that success. Interpretive ideas are identified, as well as suggestions for applicability to educational practice. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32317 |
ISSN: | 0874-2391 |
Versão da editora: | http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.html |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicologia Educação e cultura.pdf | Criatividade e motivação em adolescentes | 190,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |