Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32390

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.date.accessioned2015-01-06T14:23:43Z-
dc.date.available2015-01-06T14:23:43Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.issn2183-1793por
dc.identifier.issn1645-7587por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32390-
dc.description.abstractDiscute-se neste texto a pertinência heurística da tipologia clássica do universo tripartido de educação (Formal, Não-Formal e Informal), tendo por referência os constrangimentos e os dilemas que o público juvenil se vê confrontado na atualidade. O autor mobiliza as noções de centralidade e de periferia para dar conta das relações de forças entre os diversos contextos e possibilidades educativas da cidade, para ilustrar a crescente hegemonia da educação escolar e para sublinhar as dificuldades em construir um corpus sociológico sólido no âmbito da educação não-escolar. Apresentam-se dados de investigação sobre a excelência académica na escola pública, com os quais se reflete sobre as dimensões constitutivas dos quotidianos e das experiências (escolares e não-escolares) de um grupo de jovens-alunos distinguidos. Sendo os mais bem-sucedidos na cultura escolar e mesmo prevalecendo a diversidade (por género e origens sociais) no que respeita às práticas de estudo e aos lazeres e atividades extra escolares, estes jovens tendem a atribuir à escola e aos professores as razões do seu sucesso.por
dc.description.sponsorshipTrabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/132086/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação não-escolarpor
dc.subjectJovens-alunospor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.titleCentralidades e periferias nos quotidianos escolares e não-escolares de jovens distinguidos na escola públicapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/5por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage51por
oaire.citationEndPage73por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleInvestigar em Educaçãopor
oaire.citationVolume2ª sér.por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalInvestigar em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JPalhares-Centralidades e periferias_Investigar em Educação.pdfArtigo completo1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID