Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32390
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palhares, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T14:23:43Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T14:23:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1793 | por |
dc.identifier.issn | 1645-7587 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32390 | - |
dc.description.abstract | Discute-se neste texto a pertinência heurística da tipologia clássica do universo tripartido de educação (Formal, Não-Formal e Informal), tendo por referência os constrangimentos e os dilemas que o público juvenil se vê confrontado na atualidade. O autor mobiliza as noções de centralidade e de periferia para dar conta das relações de forças entre os diversos contextos e possibilidades educativas da cidade, para ilustrar a crescente hegemonia da educação escolar e para sublinhar as dificuldades em construir um corpus sociológico sólido no âmbito da educação não-escolar. Apresentam-se dados de investigação sobre a excelência académica na escola pública, com os quais se reflete sobre as dimensões constitutivas dos quotidianos e das experiências (escolares e não-escolares) de um grupo de jovens-alunos distinguidos. Sendo os mais bem-sucedidos na cultura escolar e mesmo prevalecendo a diversidade (por género e origens sociais) no que respeita às práticas de estudo e aos lazeres e atividades extra escolares, estes jovens tendem a atribuir à escola e aos professores as razões do seu sucesso. | por |
dc.description.sponsorship | Trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/132086/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação não-escolar | por |
dc.subject | Jovens-alunos | por |
dc.subject | Excelência académica | por |
dc.title | Centralidades e periferias nos quotidianos escolares e não-escolares de jovens distinguidos na escola pública | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/5 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 51 | por |
oaire.citationEndPage | 73 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationTitle | Investigar em Educação | por |
oaire.citationVolume | 2ª sér. | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Investigar em Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPalhares-Centralidades e periferias_Investigar em Educação.pdf | Artigo completo | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |