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dc.contributor.advisorSoares, Isabel-
dc.contributor.authorFerreira, Maria da Graça Rodriguespor
dc.date.accessioned2015-01-08T15:36:06Z-
dc.date.available2015-01-08T15:36:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32568-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)por
dc.description.abstractOs pais das crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) são confrontados com desafios acrescidos para educar o seu filho. Esses desafios são devidos às características clinicas e comportamentais das crianças com PEA (Maljaars, Boonen, Lambreehts, Van Leeuwen, & Noens, 2013). Para além disso, estas crianças apresentam taxas relativamente elevadas de coocorrência de problemas emocionais e comportamentais (Brereton, Tonge, & Einfeld, 2006), o que pode desafiar ainda mais a capacidade dos pais para responder com sensibilidade às suas necessidades e sinais. Foram avaliadas 39 díades, crianças com PEA (seguidas na consulta de Autismo do Hospital Pediátrico de Coimbra) e suas mães, com o objetivo de analisar a associação entre comportamento interativo materno e a presença de problemas emocionais e comportamentais (PECs) nestas crianças. As análises realizadas mostraram a existência de uma correlação positiva significativa entre o nível de desenvolvimento mental da criança e o comportamento interativo materno em termos de responsividade sensível, (r=.471; p=0,002), e uma correlação negativa significativa entre a severidade do diagnóstico da criança e o comportamento interativo materno (r= -.383; p=0,016). Neste estudo não foram encontradas associações significativas entre comportamento interativo materno e o temperamento da criança, bem como entre o comportamento interativo materno e os problemas emocionais e comportamentais destas crianças.por
dc.description.abstractParents of children with autism spectrum disorder (ASD) are faced with increased challenges to raise their child. These challenges are due to clinical and behavioral features of children with ASD (Maljaars, Boonen, Lambreehts, Van Leeuwen, & Noens, 2013). In addition, these children have relatively high rates of co-occurrence of emotional and behavioral problems (Brereton et al., 2006), which may further challenge parents‘ability to show sensitive responsiveness to their needs and signals. Thirty-nine dyads of children with ASD (followed in Autism appointments in the Pediatric Hospital of Coimbra) and their mothers were assessed aiming to examine the association between maternal interactive behavior and the presence of emotional and behavioral problems (EBPs) in their children. Data analyzes showed the existence of a significant positive correlation between the level of the child’s mental development and maternal interactive behavior in terms of sensitive responsiveness, (r= .471, p= 0.002), and a significant negative correlation between the severity of the child’s diagnosis and maternal interactive behavior (r= -.383, p= 0.016). No significant associations between maternal interactive behavior and child temperament as well as between maternal interactive behavior and emotional and behavioral problems in these children were found in our study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPerturbação do espectro do autismopor
dc.subjectComportamento interativo maternopor
dc.subjectProblemas emocionais e comportamentaispor
dc.subjectAutism spectrum disorderpor
dc.subjectMaternal interactive behaviorpor
dc.subjectEmotional and behavioral problemspor
dc.titleProblemas emocionais e comportamentais e qualidade das interações em crianças com perturbação do espectro do autismo e suas mãespor
dc.title.alternativeEmotional and behavioral problems and quality of interaction in children with autism spectrum disorders and their motherspor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc376-
dc.identifier.tid201164175por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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