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TítuloAvaliação de sites de matemática e implicações na prática docente : um estudo no 3º CEB e no Secundário
Autor(es)Simões, Alcino
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data2005
Resumo(s)Esta investigação engloba dois estudos relacionados entre si. O primeiro, permitiu recensear, analisar e avaliar sites, aqui denominados por SiteMat, com informação relacionada com o ensino de Matemática, do 3º ciclo ou do ensino secundário do sistema de ensino português. O seu autor foi um professor de Matemática de um daqueles ciclos de ensino a leccionar numa escola portuguesa, designado abreviadamente por ProfSiteMat, pertencendo à população-alvo do segundo estudo. A partir da revisão de literatura, determinaram-se os atributos para a grelha de avaliação dos SiteMat e as questões para o questionário enviado aos ProfSiteMat. Estes dois instrumentos da recolha de dados foram validados por especialistas. A grelha de avaliação dos SiteMat foi inspirada na norma de qualidade ISO/IEC 9126-1 e suportada num modelo de qualidade de site associado a um modelo de Comunicação Pessoa-Computador. Os 165 SiteMat foram avaliados por esta grelha constituída por 65 atributos distribuídos pelas seis características Identidade, Informação, Usabilidade, Funcionalidade, Fiabilidade e Eficiência. Apesar da maioria dos sites apresentar uma qualidade razoável, a globalidade dos SiteMat possuía informações que se inscreviam em todos os temas de Matemática, incluindo os transversais, bem como materiais para a aula e/ou para a formação relacionada com funções docentes. A recolha de dados sobre a prática docente dos ProfSiteMat baseou-se num questionário com 64 questões abordando a produção do SiteMat, bem como a sua identificação, formação e prática docente. Foram contactados por e-mail os 142 autores dos SiteMat, tendo 58 enviado o questionário pelo mesmo meio, constituindo a amostra do segundo estudo. Verificou-se que os SiteMat dos respondentes apresentaram, em média, um ligeiro aumento da pontuação e da quantidade de informação, relativamente aos dos inquiridos. Os respondentes reconheceram que a auto-formação foi essencial para a produção dos respectivos SiteMat e que esta acarretou a melhoria dos seus materiais e conhecimentos, incluindo competências na utilização de diverso software. Finalmente, verificou-se uma pontuação média superior nos dezassete SiteMat utilizados na aula pelos respectivos ProfSiteMat e que estes conheciam melhor as suas utilizações pelos alunos, sugerindo que os SiteMat com maiores pontuações pertenciam aos professores que melhor os implementavam no processo educativo.
This research includes two related studies. The first, legitimated a census, an analysis and an evaluation of sites, here named SiteMat, containing information related to the teaching of Mathematics and to students from thirteen to seventeen years, of the Portuguese educational system. The author, designated briefly by ProfSiteMat, was a teacher of Mathematics working in a Portuguese school and belongs to the population of the second study. Based on the literature review, the attributes for the grid for evaluating the SiteMat and the questions for the questionnaire sent to the ProfSiteMat were determined. The grid for evaluating the SiteMat was based on the standard ISO/IEC 9126-1 and supported by a theoretical representation of Human-Computer Communication. The 165 SiteMat were evaluated through a grid constituted by 65 attributes, distributed by six characteristics: Identity, Information, Usability, Functionality, Reliability and Efficiency. Although most of SiteMat presented only a fair quality, they covered both information concerning all the themes of Mathematics, including the transversal ones, and material for the students and/or information about teacher’s courses, somehow related to their educational functions. Data about the educational practice of ProfSiteMat was collected through a questionnaire with 64 questions about author’s identification, the production of SiteMat and the teacher’s development and educational practice. The 142 authors of SiteMat were e-mailed, and 58 answered the questionnaire, constituting the sample of the second study. It was verified that this respondents presented, on average, a quick increase of the punctuations and of the amount of information. The ProfSiteMat recognized that self-learning was essential for the production of the SiteMat and this brought benefits for their materials and educational practice, including competences in diversified software. Finally, a higher average punctuation was verified on the seventeen SiteMat used in the class by the ProfSiteMat.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, área de especialização de Tecnologia Educativa.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3259
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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