Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32612

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Celestinopor
dc.contributor.authorCruz, Sarapor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.contributor.authorCasal, Joãopor
dc.contributor.authorJosé, Ruipor
dc.date.accessioned2015-01-09T11:58:00Z-
dc.date.available2015-01-09T11:58:00Z-
dc.date.issued2014-09-18-
dc.identifier.isbn978-989-8525-37-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32612-
dc.description.abstractOs alunos que estudam temas nas áreas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) encontram muitas vezes barreiras à compreensão de alguns conceitos complexos considerados essenciais que têm pouca motivação para superar (Adams, et al., 2013). Integrado num projeto de investigação que tem como objetivo promover a curiosidade dos alunos nas áreas CTEM através da edição criativa de vídeo, este artigo apresenta um estudo piloto que contribui para a compreensão de como a edição de vídeo por parte dos alunos pode ser integrada no currículo para motivar com criatividade e desenvolver práticas que melhorem a aprendizagem. Assim, foi organizado uma atividade de sala de aula com alunos do 12o ano de escolaridade de um curso de Artes, que envolveu a escolha de conceitos complexos pelos alunos para serem explicados através de vídeos. 18 alunos, organizados em pares, desenvolveram o storyboard colaborativamente. Os conceitos foram validados por professores das áreas disciplinares dos temas abordados. Posteriormente, e de forma autónoma, os alunos filmaram e editaram os vídeos, que foram partilhados no ecrã público da escola para gerar curiosidade e cenários de aprendizagem. Os resultados sugerem que os (i) alunos são criativos, (ii) trabalham bem colaborativamente e (iii) estão recetivos ao desafio de criarem vídeos explicativos para gerar cenários de aprendizagem sobre assuntos escolares. Concluímos ainda que os (iv) alunos são determinados e automotivados para atividades escolares que envolvam meios tecnológicos. As informações recolhidas neste estudo piloto serviram para refinar a metodologia de pesquisa para um estudo e desenvolver em grande escala.por
dc.description.sponsorshipComissão Europeia (FP7)por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/317964por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVídeopor
dc.subjectCurrículo e tecnologiaspor
dc.subjectAprendizagem suportada por tecnologiaspor
dc.titlePráticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.titleXI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro "Currículo na Contemporaneidade : Internacionalização e Contextos Locais"-
oaire.citationStartPage1104por
oaire.citationEndPage1109por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
48_2014_Celestino_et_al_ACTAS_CURRICULUM.pdf691,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID