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https://hdl.handle.net/1822/32649
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T17:27:08Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T17:27:08Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-7566-341-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32649 | - |
dc.description.abstract | Neste capítulo, argumenta-se que a educação em sexualidade, orientada para o desenvolvimento de ações por alunos e alunas para a promoção de sexualidades saudáveis em si próprios/as, nos seus pares e na sua escola e comunidade, constituem vivências de cidadania ativa e participativa em sociedades democráticas. Para desenvolver esta argumentação, serão exploradas as ligações entre o paradigma de educação para a saúde democrática, a participação genuína dos alunos e das alunas no ensino e aprendizagem orientados para a ação e a abordagem IVAM (Investigação, Visão, Ação e Mudança) nas escolas promotoras de saúde, enfatizando como principal resultado de aprendizagem o desenvolvimento da competência para a ação dos alunos e alunas, ou seja, a sua habilidade para realizarem ações reflexivas, individual ou coletivamente, e provocarem mudanças positivas nos estilos de vida e/ou condições de vida que levem à promoção de sexualidades saudáveis. Durante esta argumentação, serão utilizados alguns resultados de estudos de caso de educação em sexualidade orientada para a ação com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na comunidade escolar, para dar voz a alunos e alunas, professores e professoras e pais e mães sobre os efeitos da participação e ação de alunos e alunas com parte do seu processo de aprendizagem na escola. | por |
dc.description.sponsorship | Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Pest-OE/CED/U|1661/2014 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora da Universidade Federal do Rio Grande | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação em sexualidade | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Competência para a ação | por |
dc.title | A educação em sexualidade na escola como uma vivência de cidadania : alunos e alunas como agentes catalizadores da promoção de sexualidades saudáveis | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 143 | por |
oaire.citationEndPage | 175 | por |
oaire.citationConferencePlace | Rio Grande, Brasil | por |
oaire.citationTitle | Educação para a sexualidade | por |
oaire.citationVolume | 23 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Educação para a sexualidade | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vilaça, T.(2014).pdf | Documento principal | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |