Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32661

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Clara Costapor
dc.contributor.authorLima, Lizete Maria Pulgati depor
dc.date.accessioned2015-01-12T08:59:37Z-
dc.date.available2015-01-12T08:59:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.issn1677-9509por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32661-
dc.description.abstractO desafio de compreender com rigor os fenómenos de aprendizagem e de educação social terá que seguir atenta e criticamente os constructos das várias áreas do saber humano, exigindo capacidade em assumirmos as nossas crenças na investigação e/ou ação que empreendemos, bem como a não omissão do papel observacional das nossas explicações. Para ser considerado um membro das comunidades constitutivas, o educador deve demonstrar solicitude e empatia, os principais ingredientes para produzir confiança, sem manipulações, mas antes com a humildade de quem se encontra disponível para acolher e ser acolhido; métodos e técnicas que promovem a autoexposição de educandos-educadores sociais (sobretudo de âmbito biográfico) são aqui indicados.por
dc.description.abstractThe challenge of understanding the learning and social education phenomena will have to follow closely and critically constructs of the various areas of human knowledge, requiring ability to assume our beliefs in the research and/or action we undertake, as well the assumption of the role of observers in our explanations. Being considered a member of communities involves recognizing the educator as equal, not positioning him/her as authority. To this end, the social educator should demonstrate concern and empathy, the main ingredients to produce trust, non manipulative behaviour, with a great humility proper to those who are available to accept and be accepted. Methods and techniques that promote self-exposure between learners-educators (especially biographical context) are mentioned here.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universitária da PUCRSpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPadrões auto-organizativospor
dc.subjectEducador socialpor
dc.subjectObservadorpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSelf-organizing patternspor
dc.subjectSocial educatorpor
dc.subjectObserverpor
dc.titleEpistemologia da auto-organização na educação não formal permanente em comunidadespor
dc.title.alternativeSelf-organization epistemology in non-formal life long learning and education communities-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/fass/ojs/index.php/fass/issue/view/855por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage170por
oaire.citationEndPage183por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleTextos e contextospor
oaire.citationVolume13por
sdum.journalTextos e Contextospor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Resumo.pdf
Acesso restrito!
5,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
TEXTOS E CONTEXTOS.pdf
Acesso restrito!
467,12 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID