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dc.contributor.authorSousa, Maria Martinspor
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.date.accessioned2015-01-13T12:31:09Z-
dc.date.available2015-01-13T12:31:09Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSousa, M. e Sarmento, T. (2014). A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 321-344por
dc.identifier.issn1982-7199-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32727-
dc.description.abstractA qualidade da relação entre a escola e a família é apontada pelas teorias e pelos modelos de desenvolvimento como fator relevante para o desenvolvimento harmonioso de crianças, adolescentes e jovens, sendo mesmo apresentada por alguns estudos, realizados em nível nacional e internacional (como mostraremos ao longo do texto), como determinante no que diz respeito ao nível do seu desempenho escolar e educativo. O conhecimento e a aceitação dessa correlação forte e positiva parecem reunir algum consenso. Contudo, a realidade mostra outra faceta, continuando a revelar-se de grande complexidade a concretização dessa relação de cooperação. Neste artigo, são apresentados os resultados mais relevantes de um estudo realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada3, cujo objetivo fundamental foi a caracterização da participação e do envolvimento das famílias nas escolas dos 2º. e 3º. Ciclos (correspondentes aos últimos cinco anos do Ensino Fundamental no Brasil – 10-15 anos) de um concelho4 da região centro de Portugal, através da percepção de encarregados de educação e de professores, que desempenham as funções de direção de turma5. Os dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas, revelam uma percepção generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos para todos os envolvidos, enfatizando, no entanto, a existência de dificuldades bilaterais na sua concretização.por
dc.description.abstractThe quality of the relationship between school and family is appointed by the theories and models of development as a relevant factor for the harmonious development of children, adolescents and youth, and it is reported by multiple national and international studies as being decisive regarding the level of academic and educational performance. The knowledge and acceptance of this strong and positive correlation is consensual. However, reality shows a different side as it continues to prove that the achievement of this cooperative relationship is of great complexity. This article presents the most relevant results of a study conducted within a doctoral dissertation at the University of Granada6, which aimed to characterize the participation and involvement of families in the elementary schools of a municipality in the central region of Portugal, through the perception of parents and teachers who perform class management functions. The data obtained through questionnaires and interviews reveal a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children, but emphasize the existence of bilateral difficulties in its achieving.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Departamento de Política Científica e Tecnológica. Instituto de Geociênciaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParticipação e envolvimento parentalpor
dc.subjectRelação escola-famíliaspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectFamily participationpor
dc.subjectParental involvementpor
dc.subjectSchool-family relationshippor
dc.titleA percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um concelho da região centro de Portugalpor
dc.title.alternativeThe perception of parents and teachers about the school-family relationshipvin the elementary schools of a municipality in the central region of Portugaleng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/785por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage321por
oaire.citationEndPage344por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceCampinas - Brasilpor
oaire.citationTitleRevista Eletrónica de Educaçãopor
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.doi10.14244/19827199785por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Eletrónica de Educaçãopor
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