Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32985

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Maria Micaela Ramon-
dc.contributor.authorLeonel, Sofia Isabel Rentepor
dc.date.accessioned2015-01-19T17:03:31Z-
dc.date.available2015-01-19T17:03:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32985-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda (PLNM - PLE e PL2)por
dc.description.abstractApesar de não existir, atualmente, unanimidade no reconhecimento e valorização da integração de atividades lúdicas no ensino e, concretamente, na aprendizagem de uma língua estrangeira, muitos são os estudos, obras, sítios de internet que versam sobre esta temática, discutindo-se as vantagens e inconvenientes decorrentes da utilização de estratégias que recorrem ao jogo didático e refletindo sobre a melhor forma de operacionalizar as tarefas lúdicas no contexto da sala de aula. O ensino atravessa um período crucial e muitos são os desafios que lhe têm sido colocados, como o uso alargado das novas tecnologias. Os alunos dispõem, hoje em dia, de ferramentas que lhes permitem fazer as suas aprendizagens de modo mais atrativo, imediato e prático, fazendo com que o papel do professor seja cada vez mais complexo e exigente e que este se reinvente, adaptando-se aos novos tempos. Nesse contexto, o jogo didático pode ser, sem dúvida, um aliado relevante na prática letiva dos docentes, quando usado de forma planificada e fundamentada. O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM): Português Língua Estrangeira (PLE) e Português Língua Segunda (PL2), da Universidade do Minho, que consistiu na conceção, organização, planificação, lecionação e coordenação de um curso de PLE que decorreu na Biblioteca Municipal da cidade da Maia, entre fevereiro e junho de 2014. Através desta formação, pretendeu-se avaliar, num contexto prático, de que modo o jogo didático pode potenciar o processo de ensino-aprendizagem do português, particularmente no que diz respeito à aquisição de léxico e ao desenvolvimento da oralidade em alunos estrangeiros que se encontram a estudar o idioma num contexto de imersão linguística.por
dc.description.abstractCurrently, there is no unanimity about the inclusion of ludic activities in education and, specifically, in foreign language teaching. Nonetheless, several studies, works and websites discuss the subject, presenting advantages and drawbacks of using pedagogical strategies that rely on didactic games and reflecting on the best ways to implement such types of tasks. Education is going through a crucial period and facing a lot of challenges as, for instance, the widespread use of new technologies. Nowadays, students have access to a wide range of tools that allow them to learn in more attractive, fast and convenient ways, which has made of the teacher's role a more complex and demanding one, often requiring self-reinvention and adaptation to the new times. In this context, didactic games might undoubtedly be an important resource for teachers, if used in a planned and reasoned manner. The present report aims to introduce the traineeship project developed as part of the Masters in Portuguese as a Non-native Language: Foreign Language and Second Language, by the University of Minho. The project consisted in the elaboration, organization, planning, teaching and coordination of a course of Portuguese as a Foreign Language, held in the Municipal Library of Maia, from February to June 2014. The course was designed to assess, in a practical context, how didactic games might enhance the teaching process, particularly in what concerns vocabulary acquisition and development of speaking skilIs by foreign students immersed in an L2 environment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectPortuguês língua não maternapor
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapor
dc.subjectDidactic gamepor
dc.subjectLudic activitiespor
dc.subjectPortuguese as a non-native languagepor
dc.subjectPortuguese as a foreign languagepor
dc.titleO jogo didático na aula de PLEpor
dc.title.alternativeThe didactic game in the class of Portuguese as a foreign languagepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc806.90:372.88-
dc.subject.udc372.88:806.90-
dc.subject.udc371.382-
dc.identifier.tid201429470por
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
28OUT2014 - Relatorio de estagio.pdf30,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID